Crowdfunding paga Imposto de Renda? Como declarar e mais

A arrecadação de valores por meio de vaquinha crowdfunding se tornou comum para apoiar causas, projetos ou pessoas em momentos específicos. 

Mas quando o assunto é Imposto de Renda, é importante entender como esse tipo de contribuição deve ser tratado. 

Quem recebe ou realiza doações precisa saber se há obrigatoriedade de declarar, quais informações devem ser prestadas e como registrar corretamente os dados. 

Neste artigo, explicamos o que diz a Receita Federal sobre vaquinha crowdfunding no Imposto de Renda, como fazer a declaração e qual o prazo para enviar. Por isso, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que significa vaquinha crowdfunding

A vaquinha crowdfunding é uma forma de arrecadação coletiva de recursos, geralmente realizada por meio de plataformas digitais. 

Pessoas físicas ou jurídicas criam campanhas com um objetivo específico, como tratamentos de saúde, projetos sociais, iniciativas culturais ou apoio em situações emergenciais, e recebem contribuições voluntárias de apoiadores

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Preciso declarar crowdfunding no Imposto de Renda 2025?

Sim, você precisa declarar os valores recebidos por meio de vaquinha crowdfunding no Imposto de Renda 2025, ainda que não haja incidência de imposto sobre essa quantia

A Receita Federal considera esse tipo de arrecadação como doação, e, por isso, deve ser informada na declaração anual.

O mesmo vale para quem realizou a doação: valores repassados a terceiros também precisam ser registrados. 

Declarar o Imposto de Renda corretamente evita pendências e garante que todas as informações estejam em conformidade com as exigências fiscais.

Confira também: Quem precisa e como declarar empréstimo no Imposto de Renda?

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Como declarar crowdfunding no Imposto de Renda?

Confira, a seguir, o passo a passo para declarar vaquinha crowdfunding no Imposto de Renda, seja você a pessoa que recebeu os valores ou quem fez as doações.

Para quem recebeu valores:

  1. Acesse o aplicativo Receita Federal ou o Portal e-CAC
  2. Preencha os dados na ficha “Identificação do Contribuinte”
  3. Vá até a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”
  4. Selecione o item 14 “Transferências patrimoniais – Doações e heranças”
  5. Informe o nome completo e o CPF ou CNPJ de cada doador (se disponível), além do valor bruto recebido por doação, ou seja, antes da cobrança de taxas da plataforma

Para quem fez doações:

  1. Acesse o aplicativo Receita Federal ou o Portal e-CAC
  2. Vá até a ficha “Doações Efetuadas” e clique em “Novo”
  3. Selecione o código 80 “Doações em espécie”
  4. Preencha com o nome completo ou razão social, CPF ou CNPJ de quem recebeu a doação
  5. Informe o valor total doado ao longo do ano para cada campanha

Leia também: Como declarar saque ou Empréstimo FGTS no Imposto de Renda?

Qual o prazo para declarar vaquinha crowdfunding no Imposto de Renda 2025?

O prazo para declarar vaquinha crowdfunding no Imposto de Renda 2025 é até o dia 30 de maio.

Esse é o limite estabelecido pela Receita Federal para o envio da declaração referente ao ano-base de 2024

Quem não informar os valores recebidos ou doados dentro desse período pode sofrer multa e ficar em situação irregular com o Fisco

Por isso, é importante reunir todos os dados com antecedência e preencher a declaração do Imposto de Renda corretamente.

Saiba mais: O que acontece se você não declarar Imposto de Renda?

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