Mulher “branca, bonita e rica” incomoda, diz vereadora de SP

A vereadora Cris Monteiro (Novo) afirmou na feira 3ª feira (29.abr.2025), durante discurso na Câmara Municipal de São Paulo, que uma mulher “branca, bonita e rica” incomoda. Ela defendia a proposta de reajuste salarial para funcionários públicos do prefeito Ricardo Nunes (MDB), criticada pela oposição, quando representantes de movimentos sindicais presentes na plateia começaram a vaiá-la. A análise foi interrompida.

Cris Monteiro, então, se dirigiu a um homem que estava na plateia: “O que é que o senhor quer falar comigo? Vem aqui falar comigo. Vem aqui”. A vereadora Luana Alves (Psol), que é negra, pediu que o presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (União Brasil), interviesse e disse que vereadora do Novo estava “provocando”.

“Luana, eu estou falando. Quando você falou eu te escutei. Eu não abri a boca, então, por favor. Eles estão me enfrentando […] Eu escutei todos vocês calados. Enquanto vocês falaram ali, ninguém se manifestou. Agora, quando vem uma mulher branca aqui, falar a verdade para vocês, vocês ficam todos nervosos. Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês. Mas eu tô aqui representando uma parte importante da população”, disse Cris.

Assista ao momento (6min56s):

Em nota, a vereadora afirmou que “lamenta” a repercussão da sua fala e disse que não teve a intenção de ofender qualquer pessoa.

Leia abaixo a íntegra da nota de Cris Monteiro:

“A vereadora Cris Monteiro se manifesta publicamente sobre a frase proferida no plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira. Ela lamenta a repercussão de sua fala e reforça que em nenhum momento teve a intenção de ofender qualquer pessoa.

“Ao longo dos últimos cinco anos de mandato, Cris Monteiro sempre pautou sua atuação pelo respeito aos colegas parlamentares e à população de São Paulo. Sua trajetória é marcada pelo diálogo, pela escuta ativa e pelo compromisso com soluções concretas para os desafios da cidade.

“Autora de leis importantes como as de Naming Rights e Não se Cale, entre outras iniciativas de impacto, a vereadora segue dedicada ao trabalho legislativo com seriedade, responsabilidade e o objetivo de fazer de São Paulo uma cidade melhor para todos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.