Veja como fazer uma massa de pizza caseira: aprendi o segredo com um pizzaiolo

massa de pizza caseira

massa de pizza caseira
massa de pizza caseira – Canal Nandu Andrade

Se você sempre quis aprender a preparar uma massa de pizza caseira que fique perfeita, acaba de encontrar uma receita magnífica, que vai querer salvar e fazer sempre! Deliciosa e fácil de fazer, você terá todas as dicas para um ótimo resultado, podendo variar os recheios a vontade, pois ela combina com todos! Confira tudo e faça hoje mesmo!

Como fazer massa de pizza caseira

Para a receita de massa de pizza caseira, numa vasilha grande coloque a água morna, acrescente o açúcar e o fermento biológico seco. Mexa tudo para misturar, cubra a vasilha com um guardanapo e deixe reservada por 10 minutos, para ativar o fermento. Passado esse tempo, ponha quase toda a farinha de trigo numa tigela espaçosa (reservando 1 xícara dela), abra um espaço no centro, coloque a água com fermento, o sal, o óleo ou azeite e o ovo inteiro. Mexa primeiramente com uma colher e, a massa estando pesada, transfira-a para uma bancada polvilhada com farinha, sovando-a com as mãos. Finalize a receita seguindo as orientações. Deguste a pizza feita com essa massa sensacional!

Ingredientes da receita de massa de pizza caseira

  • 2 colher (sopa) de açúcar
  • 1 kg de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher (chá) de sal
  • 80ml de óleo ou azeite (aproximadamente 3 colheres de sopa)
  • 1 ovo inteiro
  • 500ml de água morna 
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (ou 2 sachês, totalizando 20 g)
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo misturadas com 4 colheres (sopa) de fubá (para polvilhar a bancada no momento de abrira a massa)

Modo de preparo

  1. Em uma tigela espaçosa adicione 500ml de água morna, junte 2 colher (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco.
  2. Misture tudo, tampe a tigela com um guardanapo limpo e reserve por 10 minutos, para a ativação do fermento.
  3. Após esse tempo, verifique se formou uma espuminha na tigela, isso indica que seu fermento está bom e pode ser utilizado.
  4. Coloque quase toda a farinha de trigo sem fermento numa bacia (reserve 1 xícara dela), abra uma cavidade no centro, despeje a água com fermento, 1 colher (chá) de sal, 80ml de óleo ou azeite e 1 ovo inteiro.
  5. Vá misturando a princípio com uma colher e, quando a massa pesar, passe-a para uma bancada enfarinhada, colocando, literalmente, as “mãos na massa”.
  6. Sove essa massa por cerca de 10 a 20 minutos, fazendo um movimento como se estivesse rasgando a massa, adicionando aos poucos, a farinha de trigo que você reservou. Se tiver uma batedeira planetária com batedor gancho pode utilizá-la.
  7. Com a massa sovada, faça uma bola com ela, deixe na própria bancada, cubra com o guardanapo e aguarde crescer por cerca de 10 minutos.
  8. O próximo passo é dividir a massa em 4 partes iguais, embrulhando cada porção num plástico limpinho espaçoso, mas sem amarrar, pois a massa vai crescer bastante. Cubra com o guardanapo e reserve na bancada por 2 horas. Se você não quiser utilizar todas no momento, você pode adicionar os saquinhos em potinhos e guardar no congelador por até um mês, retirando quando for fazer e deixando descongelar em temperatura ambiente. Depois basta aguardar crescer por 2 horas e repetir o processo descrito no passo a passo.
  9. Passado esse tempo, com as massas crescidas, polvilhe a bancada com 4 colheres (sopa) de farinha de trigo misturadas com 4 colheres (sopa) de fubá (esse é um segredinho para a massa não absolver muito a farinha e não ficar ressecada depois).
  10. Adicione uma porção de massa sobre essa misturinha na bancada e abra com um rolo.
  11. Se desejar, faça uma dobrinha na volta toda da massa (chamada de borda falsa), unte uma forma de pizza com óleo, polvilhe com a mistura de farinha com fubá, dobre a massa para ficar mais fácil de levar até a forma e acomode-a nela com a borda falsa virada para baixo (para ficar com a borda elevada semelhante à assada no forno a lenha).
  12. Fure bem a massa com um garfo e leve sua massa para pré-assar em forno pré-aquecido a 230 °C, por, no máximo, 5 minutos.
  13. Retire, adicione o molho de tomate, o recheio de sua preferência, e volte ao forno a 230 °C por mais, no máximo, 10 minutos. Repita o processo para assar as outras massas. 
  14. Agora que você já sabe como fazer essa maravilhosa massa de pizza caseira, aproveite essa delícia, adicionando o recheio de sua preferência!

Rendimento: 4 pizzas grandes.

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.