Advogada paraibana orienta sobre como identificar se há desconto indevido na aposentadoria do INSS

Após a Operação Sem Desconto, que revelou descontos ilegais em aposentadorias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a advogada previdenciária Marcela Casado e Silva deu orientações sobre como identificar se há descontos no benefício. As dicas foram dadas em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (30).

“Primeiro ponto é saber se foi vítima, acessando o sistema ‘Meu INSS’. É a melhor via de consulta. Então vai lá na opção ‘extrato de pagamento de benefício’, verifica se teve algum desconto porque lá vai dizer se foi feito empréstimo, se foi para associação ou sindicato. Então ali a pessoa já identifica. E também como puxar todos esses extratos de pagamento para ver desde quando está sendo lesado, desde quando está tendo desconto”, explicou a advogada, como acompanhou o ClickPB.

Sobre as ações realizadas após os descontos ilegais, a advogada lembrou que “algumas medidas já foram tomadas de forma automática. Os descontos do mês de abril já foram suspensos. Houve a determinação de suspensão agora do mês de abril e vai ser devolvido no mês de maio.”

A advogada ainda destacou que havia desconto de valores significativos e há longo prazo.

“Para alguns, eram descontados R$ 50 e outros tinham descontos de R$ 150. Então imagine esse desconto durante meses e meses. Essa semana eu vi um cliente que tinha sido descontado de janeiro para cá, então por quatro meses. Mas tem gente que está tendo descontos há anos”, pontuou.

Marcela Casado também lembra que “o maior número de pessoas lesadas é de 2019 para cá. Mas esses convênios do INSS com essas associações são bem mais antigos. Tanto que são 11 investigadas.”

Confira a entrevista completa

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.