Centro-esquerda deve ter governo de minoria no Canadá

O resultado das eleições no Canadá indica que o Partido Liberal, liderado pelo primeiro-ministro Mark Carney, deve governar sem a maioria dos assentos no Parlamento. A sigla de centro-esquerda conquistou 169 das 343 cadeiras da Câmara dos Comuns, 3 a menos que a maioria de 172.

Carney ainda não se pronunciou sobre a estratégia para a formação do governo. Os liberais podem se aliar a partidos menores para assegurar a maioria, mas a tendência é que a legenda feche acordos para avançar com a pauta parlamentar.

O Partido Conservador, de Pierre Poilievre, ficou em 2º lugar no pleito e terá 144 assentos no Legislativo. Poilievre, tido como favorito para o cargo de primeiro-ministro no começo do ano, sequer foi reeleito para sua cadeira na Casa Baixa. Com isso, também deixará o cargo de líder da Oposição.

 

Esse será o 4º governo seguido do Partido Liberal. O ex-premiê Justin Trudeau havia vencido as 3 eleições anteriores (2015, 2019 e 2021). Ele renunciou em janeiro e deixou o poder em março, depois da vitória de Mark Carney na disputa interna da sigla. Um mês depois, o atual premiê confirma sua posição na chefia do Executivo canadense.

Ex-banqueiro

Mark Carney, de 60 anos, nasceu em Fort Smith, noroeste do país e foi criado em Edmonton, na província de Alberta. É casado com Diana Fox Carney e tem 4 filhas. Economista graduado pela Universidade de Harvard e com doutorado em Oxford, começou sua carreira em finanças antes de ingressar no serviço público do país.

De 2008 a 2013, o economista chefiou o Banco Central do Canadá. Em 2013, foi recrutado para liderar o Banco Central da Inglaterra e ficou no cargo até 2020. Carney atuou como enviado especial da ONU para a Ação Climática e Finanças em 2019. Em 2020, foi presidente e chefe de investimentos na Brookfield Asset Management até renunciar ao cargo em janeiro de 2025 para entrar na corrida eleitoral canadense.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.