Bancos liberam Portabilidade do consignado privado em maio; o que muda?

Uma nova fase do Crédito do Trabalhador está prevista para entrar em vigor a partir de 6 de maio de 2025. 

Essa mudança prevê que trabalhadores com carteira assinada façam a Portabilidade do consignado privado. Com isso, será possível trocar dívidas caras por alternativas com juros mais baixos e melhores condições de pagamento.

O anúncio foi feito após a antecipação do cronograma inicial, que previa a liberação apenas em junho. 

Confira o que é a Portabilidade do consignado privado, como vai funcionar, qual a previsão para liberação e como fazer a portabilidade.

O que é a Portabilidade do consignado privado?

A Portabilidade do consignado privado CLT é a possibilidade de transferir o contrato de empréstimo consignado existente para outra instituição financeira. 

Essa transferência pode oferecer condições melhores, como juros mais baixos, parcelas menores ou prazos mais longos. 

Esse tipo de crédito utiliza como garantia o desconto direto na folha de pagamento, o que diminui os riscos para os bancos e, consequentemente, permite a aplicação de taxas de juros mais atrativas. 

Essa nova medida do governo busca ampliar o acesso a crédito barato e fomentar a competição no setor financeiro.

Saiba mais: Posso contratar mais de um empréstimo Consignado privado?

Como vai funcionar a Portabilidade do consignado privado?

O modelo específico para o Crédito do Trabalhador ainda não foi oficialmente detalhado pelo governo. 

Porém, ele deve seguir os moldes da Portabilidade de crédito já aplicada a outros formatos de crédito, como o do Consignado INSS.

Confira como deve funcionar a Portabilidade do consignado privado:

  • O trabalhador solicita à instituição atual os dados do contrato vigente
  • A nova instituição financeira analisa a proposta e apresenta condições melhores
  • O banco original pode fazer uma contraproposta, mas é obrigado a permitir a portabilidade se o cliente assim desejar
  • O processo deve ser feito inicialmente pelos canais digitais dos bancos habilitados, já que a Carteira de Trabalho Digital ainda não oferece essa funcionalidade

A previsão é que a Portabilidade do consignado privado seja usada principalmente para trocar uma dívida cara por uma mais barata, possibilitando economia mensal e melhoria do orçamento familiar.

Quando poderei fazer a Portabilidade CLT?

A Portabilidade do consignado para trabalhadores do setor privado está prevista para entrar em vigor a partir de 6 de maio de 2025. 

A liberação, inicialmente prevista para junho, foi antecipada, e essa mudança no cronograma busca acelerar os benefícios esperados com esse novo formato de crédito, como a redução do endividamento e o estímulo à economia. 

Essa antecipação foi defendida pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, como uma estratégia para pressionar os bancos a oferecer juros mais baixos e favorecer a concorrência.

Confira: Qual valor máximo posso contratar no Consignado privado?

Faça sua portabilidade com a meutudo

A partir do dia 6 de maio, será possível fazer sua Portabilidade do consignado privado CLT aqui na meutudo e conquistar condições muito mais vantajosas para o seu bolso. 

Com um processo simples, transparente e guiado por especialistas, a gente oferece uma alternativa real para quem quer pagar menos e reorganizar as finanças de forma inteligente.

Um dos principais diferenciais está nas condições exclusivas, em parceria com a Parati Financeira, a gente busca oferecer taxas de juros mais atrativas, garantindo parcelas mais acessíveis e alívio no orçamento mensal.

Aqui, não existem taxas escondidas, letras miúdas ou cláusulas abusivas. Tudo é explicado com clareza, do início ao fim. Além disso, o atendimento humanizado exclusivo faz toda a diferença. Qualquer dúvida que você tiver durante o processo, especialistas estão prontos para ajudar.

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando sobre portabilidade e outros assuntos,  cadastre-se gratuitamente no formulário  para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.