Trump quer passagem gratuita para navios dos EUA no canal do Panamá

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), afirmou no sábado (26.abr.2025) que navios americanos, tanto militares quanto comerciais, devem ter permissão para navegar de graça pelos canais do Panamá e de Suez.

Em um post em seu perfil na rede social Truth Social, Trump diz que essas passagens estratégicas não existiriam sem a intervenção dos Estados Unidos. O republicano escreveu também que pediu ao Secretário de Estado, Marco Rubio, que tomasse medidas imediatas para garantir a isenção de tarifas.

“Navios americanos, tanto militares quanto comerciais, devem ter permissão para navegar, sem custos, pelos canais do Panamá e de Suez! Esses canais não existiriam sem os Estados Unidos da América. Pedi ao Secretário de Estado Marco Rubio que cuide imediatamente disso”, diz a mensagem de Trump.

Trump já havia demonstrado insatisfação com o controle estrangeiro de ambas as passagens, especialmente com o que considera ser uma influência chinesa no Panamá.

No entanto, sua mais recente cobrança em relação ao canal de Suez representa uma escalada em sua posição.

Se a proposta for levada adiante, o impacto no comércio mundial seria significativo, dado que ambos os canais são essenciais para a navegação internacional.

A decisão do governo panamenho de não isentar taxas para navios americanos, embora tenha sido discutida, foi refutada. O presidente panamenho, José Raúl Mulino, declarou durante painel no Fórum Econômico Mundial de Davos, que o canal “não foi uma concessão ou um presente dos Estados Unidos”.

O Canal do Panamá, que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, foi construído pelos EUA no início do século 20, e seu controle passou ao Panamá em 1999, após um acordo entre os 2 países.

O Canal de Suez, por sua vez, conecta o Mediterrâneo ao Mar Vermelho, sendo uma das rotas mais importantes do comércio global, com cerca de 15% do tráfego marítimo mundial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.