Volkswagen inicia produção do Virtus no Paraná e amplia capacidade para atender demanda

A Volkswagen anunciou oficialmente o início da produção do Virtus na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. O movimento faz parte de uma reestruturação estratégica que visa preparar a unidade de Taubaté para receber o novo SUV Tera, realocando parte da linha de montagem do Polo para São Bernardo do Campo e, consequentemente, do Virtus para o Paraná. Dessa forma, o sedã passa a ser fabricado em duas unidades simultaneamente.

Pontos Principais:

  • Volkswagen inicia produção do Virtus em São José dos Pinhais (PR).
  • Produção é compartilhada com São Bernardo do Campo (SP).
  • Virtus 2026 ganha assistente de faixa e rodas de 18” na versão Exclusive.
  • Modelo parte de R$ 108.990 e chega a R$ 165.990 nas versões mais completas.

Nas redes sociais, a marca divulgou imagens do novo processo, mostrando as primeiras unidades do Virtus em montagem na planta paranaense. De acordo com o comunicado, o carroceria do sedã continua sendo estampada e soldada em São Bernardo do Campo. Após a preparação inicial, as carrocerias são enviadas para São José dos Pinhais, onde ocorre a finalização dos veículos.

O Virtus agora é produzido também em São José dos Pinhais (PR), além de São Bernardo do Campo (SP), ampliando a capacidade da Volkswagen para atender à demanda nacional.
O Virtus agora é produzido também em São José dos Pinhais (PR), além de São Bernardo do Campo (SP), ampliando a capacidade da Volkswagen para atender à demanda nacional.

O processo de finalização no Paraná envolve etapas como inspeção de avarias, limpeza, pintura e montagem de interior e conjunto mecânico. Posteriormente, cada unidade passa por uma inspeção final de qualidade antes de ser liberada para o mercado. A produção paralela visa ampliar a capacidade de entrega do Virtus e equilibrar a linha de produção entre as unidades da Volkswagen no Brasil.

Apesar da mudança estrutural no processo de produção, o Virtus 2026 traz poucas alterações em relação à linha anterior. As versões Highline e Exclusive receberam o assistente ativo de mudança de faixa como item de série. A configuração Exclusive ganhou ainda rodas de liga leve de 18 polegadas e melhorias no acabamento interno, elevando o nível de refinamento do sedã.

No site oficial da Volkswagen, o Virtus ainda é apresentado como linha 2025, mas já incorpora as atualizações para a linha 2026. Em termos de preços, o modelo parte de R$ 108.990 na versão Sense 1.0 TSI com câmbio manual e chega até R$ 165.990 na versão Exclusive 1.4 TSI equipada com transmissão automática.

O movimento reforça a importância estratégica do Virtus para a Volkswagen no Brasil. Produzido desde seu lançamento na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, o modelo se consolidou como um dos sedãs compactos premium mais relevantes do mercado nacional. Agora, com produção em duas fábricas, a marca amplia sua capacidade de atender diferentes regiões do país de forma mais eficiente.

O Virtus compartilha a mesma plataforma MQB do Polo e do T-Cross, o que facilita a integração das linhas de produção nas unidades fabris. A escolha por São José dos Pinhais também é estratégica, uma vez que a unidade já fabrica o T-Cross, outro modelo de grande volume da Volkswagen. Essa sinergia permite ganhos logísticos e operacionais para a marca.

Além de preparar Taubaté para a chegada do Tera, o realinhamento das fábricas demonstra a movimentação da Volkswagen para manter sua competitividade em todos os segmentos. O novo SUV compacto será uma peça-chave na estratégia da montadora para ampliar sua presença no disputado mercado brasileiro de utilitários esportivos.

Fonte: Mixvale e Motor1.

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