Moraes determina prisão do ex-presidente Collor por corrupção

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou nesta 5ª feira (24.abr.2025) a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Ele foi condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A decisão ainda precisa ser referendada pelo plenário virtual da Corte, em sessão marcada para a 6ª feira (25.abr), com início às 11h e fim às 23h59.

Ocorre que a prisão não precisa do referendo para ser efetivada. Como os mandados de prisão não podem ser cumpridos durante a madrugada, é possível que a prisão ocorra ainda na 6ª feira, antes do resultado do julgamento.

Conforme a decisão, ficou provado que Collor, com a ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, recebeu R$ 20 milhões para viabilizar irregularmente contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia para a construção de bases de distribuição de combustíveis.

A vantagem foi dada em troca de apoio político para indicação e manutenção de diretores da estatal. Leia a íntegra da decisão (PDF – 472 kB).


Esta reportagem está em atualização.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.