Bolsa Família incentiva informalidade, afirma Simone Tebet

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), afirmou nesta 5ª feira (24.abr.2025) que o programa Bolsa Família pode estimular a informalidade entre os beneficiários.

“Em alguns momentos, a gente verifica que o programa, da forma como está, acaba incentivando esse tipo de comportamento”, afirmou Tebet em entrevista à CNN.

Tebet falou sobre a importância do Bolsa Família para a segurança social no Brasil, mas afirmou que são necessárias revisões no programa. A ministra não deu detalhes de quais seriam as mudanças.

ARCABOUÇO FISCAL

Tebet também disse ser inviável discutir mudanças no arcabouço fiscal em 2025. Segundo ela, não há “janela de oportunidade” para colocar o assunto no Congresso a um ano das eleições.

“A janela de oportunidade não é agora. Estamos na antevéspera de um processo eleitoral e o Congresso não vai querer votar algo que seja de certa forma conflituoso”, afirmou.

A ministra do Planejamento disse que independentemente do resultado das eleições de 2026, o ano será o “momento mais adequado” para debater uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que vise um ajuste nas contas públicas.

A ministra sugeriu que a discussão futura poderia incluir temas como a incorporação ou não do piso da saúde e da educação às regras do arcabouço fiscal. Também mencionou a possibilidade de ajustar o limite de gastos para que, a partir de 2027, ele seja baseado na inflação mais 2% ao invés da inflação mais 2,5%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.