Não será 145%, mas não será zero, diz Trump sobre tarifas à China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta 3ª feira (22.abr.2025), em entrevista a jornalistas no Salão Oval, que as tarifas aplicadas aos produtos chineses, que chegam a 145%, serão reduzidas “substancialmente”, mas não “voltarão a ser zero”.

A declaração se deu depois de ser questionado por um jornalista sobre o fato de o secretário do Tesouro, Scott Bessent, ter sugerido que a taxa de 145% é muito alta. Trump concordou que a tarifa é alta e acrescentou que “não será tão alta, mas não será zero”.

Eis o que disse o presidente Donald Trump:

É verdade. 145% é muito alto. E não será tão alto. Não vai ser tão alto. Chegou a esse ponto. Estávamos falando sobre o fentanil, onde, sabe, vários elementos o elevaram a 145. Não, não chegará nem perto disso. Cairá substancialmente, mas não será zero. Costumava ser zero. Fomos simplesmente destruídos. A China estava nos enganando e isso não vai acontecer. Seremos muito bons para a China. Tenho um ótimo relacionamento com o presidente Xi, mas eles ganhariam bilhões e bilhões e bilhões de dólares por ano e construiriam suas forças armadas com base nos Estados Unidos e no que eles produzissem. Então, isso não vai acontecer, mas eles vão se sair muito bem. E acho que eles ficarão felizes e acho que viveremos juntos muito felizes e, idealmente, trabalharemos juntos. Acho que vai dar muito certo. Mas não, está em 145%. Não chegaremos nem perto desse número”.

Esta reportagem receberá mais informações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.