Serra das Araras terá 1° viaduto do novo traçado da Via Dutra

Obras estão sendo feitas na regiãoCCR RioSP

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra, no trecho da Serra das Araras, no Sul Fluminense, passarão a contar com uma nova estrutura a partir de maio.

A concessionária CCR RioSP, responsável pela administração da via, anunciou a liberação do primeiro viaduto do novo traçado da pista de subida, parte do projeto de duplicação da serra.

A estrutura, com 50 metros de extensão, está localizada nas proximidades de Paracambi, no sentido São Paulo, e será entregue com um mês de antecedência em relação ao cronograma original.

O viaduto integra o conjunto de 24 estruturas elevadas previstas no plano de expansão da pista de subida da serra, um dos trechos mais antigos da rodovia, construída originalmente em 1928.

A obra faz parte de um investimento de R$ 1,5 bilhão, anunciado pela concessionária após a renovação do contrato de concessão com o governo federal. Segundo a CCR RioSP, cerca de 25% do projeto já foi executado.

A duplicação da Serra das Araras é considerada uma das intervenções mais complexas da atual gestão da rodovia. Com aproximadamente 8,5 km de extensão, o novo traçado da pista de subida incluirá, além dos viadutos, túneis e áreas de escape, visando aumentar a capacidade de tráfego e reduzir o número de acidentes.

Hoje, o trecho possui apenas duas faixas por sentido, o que contribui para a formação de congestionamentos frequentes, especialmente em períodos de maior movimento.

Índices

De acordo com dados da concessionária, veículos pesados, como caminhões, representam cerca de 36% do tráfego na região da serra.

Esse índice, combinado à geometria atual da via, é apontado como fator que compromete o fluxo e a segurança.

A nova pista de subida contará com quatro faixas de rolamento e acostamentos laterais. A previsão é que essa etapa seja concluída até 2028. Já a duplicação da pista de descida, segundo o cronograma apresentado, deve ser finalizada em 2029.

O primeiro viaduto liberado terá papel estratégico no andamento das obras. Ao permitir o desvio do tráfego da pista atual para a nova estrutura, a concessionária poderá avançar com as intervenções em outros segmentos da via.

A expectativa é que novas liberações ocorram de forma gradual, à medida que os viadutos e túneis forem finalizados.

Milhares de trabalhadores

Obras estão sendo feitas na regiãoCCR RioSP

A obra envolve a atuação de cerca de dois mil trabalhadores, distribuídos em 25 frentes de serviço ao longo do trecho.

As atividades ocorrem de forma contínua, inclusive nos fins de semana, com o objetivo de manter o cronograma dentro dos prazos estabelecidos.

Além da construção civil, as equipes atuam em serviços de terraplenagem, contenção de encostas e implantação de sistemas de drenagem e segurança viária.

Para a execução das intervenções, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) acompanham o andamento do projeto, cuja importância estratégica é destacada por conectar os estados do Rio de Janeiro e São Paulo por meio de uma das rodovias mais movimentadas do país.

Segundo estimativas da CCR RioSP, a duplicação completa da Serra das Araras poderá reduzir em até 25% o tempo de viagem no sentido de subida e em até 50% na descida, com impactos diretos na fluidez do tráfego e na redução do tempo de deslocamento de cargas e passageiros.

A concessionária também informa que está prevista a instalação de novos sistemas de monitoramento e controle de tráfego ao longo da serra modernizada.

Serra das Araras

A Rodovia Presidente Dutra tem extensão total de aproximadamente 402 km, ligando a cidade do Rio de Janeiro à capital paulista. O trecho da Serra das Araras é considerado um dos pontos críticos da rodovia, tanto pela intensidade do fluxo quanto pelas condições geográficas.

A concessionária informou que divulgará, nos próximos meses, novas datas de liberação de outros trechos, de acordo com o avanço das obras.

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