Golpes prejudicam quem busca crédito no Consignado CLT; como evitar e regras

O Consignado CLT já está disponível para milhões de trabalhadores com carteira assinada. A modalidade permite usar o FGTS como garantia e oferece juros mais baixos.

Esse tipo de crédito tem desconto direto na folha de pagamento e pode ser contratado com mais facilidade, sem a necessidade de convênios entre empresas e bancos.

A seguir, confira quem tem direito ao Consignado CLT e como evitar cair em golpes. Tire todas as suas dúvidas sobre essa nova forma de crédito abaixo.

Quais trabalhadores podem contratar o Consignado CLT

Além dos trabalhadores formais sob o regime celetista, o Consignado pode ser acessado por:

  • Empregados domésticos
  • Trabalhadores rurais
  • Assalariados de MEI

É obrigatório ter carteira assinada e vínculo empregatício ativo. A contratação começa com a proposta enviada pela Carteira de Trabalho Digital e só pode ser concluída pelos canais oficiais dos bancos e instituições financeiras autorizadas.

Toda a operação será concluída diretamente no aplicativo do banco escolhido, com segurança e transparência nas informações.

Confira: Leilão do Consignado privado

Requisitos para contratação do Consignado CLT

Para contratar o Consignado privado, o trabalhador deve atender aos requisitos básicos abaixo:

  • Ter um contrato de trabalho ativo
  • Receber remuneração no mês de análise
  • Ter margem consignável de até 35% da renda líquida disponível
  • Não tem outro Consignado no mesmo vínculo empregatício

Além disso, os bancos e financeiras podem exigir critérios adicionais, conforme a sua política de crédito, que podem avaliar o tempo de empresa e histórico de crédito do trabalhador.

Garantia do saldo do FGTS e multa rescisória

A legislação prevê o uso de até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória como garantia de pagamento do Consignado CLT. Mas o uso do fundo deve ser uma decisão consciente e planejada.

Segundo o Procon-SP, o FGTS é uma reserva importante. Antes de contratar, avalie se a dívida não vai comprometer sua renda ou criar um novo problema financeiro.

O fundo é uma reserva importante para quem trabalha na iniciativa privada. É preciso planejamento para que a dívida não vire um problema maior”, alerta o diretor-executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti.

Saiba: Consignado privado vale a pena? 

Condições obrigatórias e maior transparência no Consignado CLT

As parcelas do Empréstimo Consignado para CLT são descontadas direto do salário, por meio do sistema eSocial, que concentra dados trabalhistas e previdenciários do trabalhador.

As instituições financeiras são obrigadas a apresentar todas as condições do contrato com transparência, para garantir a segurança do trabalhador. Entre os dados obrigatórios estão: 

  • Valor total do empréstimo com e sem juros
  • Taxa de juros mensal e anual
  • Número de parcelas
  • Valor de cada parcela
  • Cronograma de pagamento

O Consignado privado não pode ter tarifas extras, nem carência para início do pagamento. O desconto começa logo após a liberação do crédito na conta do trabalhador.

Antes de aceitar qualquer proposta, busque ler o contrato com atenção, faça as contas e verifique se o Consignado CLT realmente cabe no seu orçamento.

Experimente: Simulador Consignado privado

Fuja de golpes ao contratar o Empréstimo CLT

Com as novas regras do Consignado privado, aumentam também as fraudes. O Procon-SP alerta para mensagens falsas que simulam propostas por e-mail, WhatsApp ou redes sociais para enganar o trabalhador.

Para se proteger de golpes do empréstimo, siga as recomendações abaixo: 

  • Nunca clique em links desconhecidos
  • Verifique se o banco está autorizado pelo Banco Central
  • Sempre acesse os sites digitando o endereço no navegador
  • Desconfie de promessas de pagamento imediato ou mensagens com um tom muito insistente

O crédito Consignado não pode ser contratado por telefone (ligação). Por isso, fuja de intermediários ou abordagens de pessoas não autorizadas.

Importante! A contratação verdadeira do Consignado privado para trabalhadores CLT começa exclusivamente pela CTPS Digital e deve ser concluída no ambiente virtual da instituição financeira escolhida. Somente no dia 25 de abril, as instituições financeiras poderão oferecer o crédito diretamente em seus canais digitais.

Leia também: Como contratar o Consignado privado em 7 passos

Agora você já sabe os cuidados necessários antes de contratar o Consignado privado e quem tem direito ao benefício lançado que permite ao trabalhador CLT dar conta das dívidas.

Gostou da novidade? Continue recebendo atualizações sobre o Consignado CLT e outros benefícios financeiros com a meutudo! Cadastre-se gratuitamente aqui e entre no canal da meutudo no WhatsApp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.