TEA e diagnóstico tardio: 3 sinais de autismo na fase adulta

O diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) na fase adulta apresenta desafios significativos, principalmente quando já existem condições psiquiátricas ou neurológicas simultâneas, que podem mascarar ou confundir os sintomas do autismo. No entanto, alguns sinais de autismo podem ser percebidos, ainda que o espectro seja leve.

Mulher autista sozinha ouvindo música

Sinais de autismo em adultos podem ser mais sutis – Foto: Freepik/ND

A neurologista Lanucy Freita de Lima Maia observa que, enquanto em crianças é possível acompanhar o desenvolvimento e identificar alterações características do autismo, em adultos essas manifestações podem ser mais sutis, dificultando o reconhecimento.

Além disso, adultos com TEA frequentemente desenvolvem mecanismos de adaptação ao longo da vida, tornando os sinais do transtorno menos evidentes.

Como a maioria dos adultos não tem registros precisos sobre o desenvolvimento infantil, sem relatos detalhados de sua infância, é difícil compreender sinais de autismo que seriam relevantes para o diagnóstico.

O National Institute of Mental Health ainda destaca que, em adultos, alguns sintomas do espectro autista podem coincidir com os de outros transtornos de saúde mental, como ansiedade ou transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Portanto, o diagnóstico de autismo em adultos requer uma abordagem multidisciplinar e criteriosa, considerando a complexidade e a sobreposição de sintomas com outras condições de saúde mental.

Homem adulto fazendo terapia

Diagnóstico do autismo em pessoas adultas requer um acompanhamento multidisciplinar – Foto: Freepik/ND

Para auxiliar quem suspeita de ter TEA, o médico João Gabriel Braga elencou três sinais que podem acender um alerta, caso sejam muito frequentes, e direcionar para um profissional especialista que poderá diagnosticar o transtorno corretamente.

3 sinais de autismo na fase adulta:

Falta de pertencimento

Uma das características mais comuns entre adultos autistas é a sensação de sempre ser diferente dos outros.

O sentimento é constante e pode se estender desde a infância, fazendo com que eles se sintam deslocados ou desconectados de outras situações sociais comuns.

Hiperfoco

Outro dos sinais de autismo comuns entre pacientes adultos é manter o foco intenso em determinado assunto ou atividade. Se torna quase uma obsessão, uma fonte significativa de satisfação e conforto, que pode ser explorada de forma minuciosa e com grande conhecimento.

Mulher adulta tratando sinais de autismo

Sintomas do espectro autista podem coincidir com os de outros transtornos de saúde mental em pessoas adultas – Foto: Freepik/ND

O tópico funciona como uma “âncora” emocional e pode ser em assuntos variados, desde os mais comuns, aos mais excêntricos.

Ressaca social

Depois de um longo dia agitado, com muitas interações, ou de uma noite com os amigos, a pessoa adulta precisa de um tempo sozinha para “recarregar as energias”.

Na psicologia, esses sinais de autismo são chamados de “mascaramento”, pois o paciente reprime comportamentos naturais para atender às expectativas sociais do grupo em que está.

Todo esse esforço pode ser desgastante, o que explica o sentimento de “ressaca social” e a necessidade de se isolar após um período de interação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.