Taxação à semicondutores: “Trump vai sentir quando afetar popularidade”, diz economista

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a tarifa sobre semicondutores importados será anunciada na próxima semana, com possibilidade de flexibilidade para algumas empresas do setor. Recentemente, Trump havia anunciado isenção temporária para telefones, computadores e chips, incluindo orientações da Alfândega e Proteção de Fronteiras que excluíam outros dispositivos eletrônicos das tarifas.

Contudo, em nova declaração, o presidente disse que os produtos migraram para outra classificação tarifária, sinalizando que a medida poderá ser revista em breve. Segundo Trump, a intenção é simplificar as importações enquanto os EUA trabalham para fortalecer a produção nacional de semicondutores e reduzir a dependência de fornecedores asiáticos.

Taxação dos semicondutores: análise

Para o economista e doutor em Relações Internacionais Igor Lucena, a postura de Trump em relação às tarifas sobre semicondutores aumenta ainda mais a volatilidade do mercado financeiro global. “Se esses semicondutores que foram, ‘isentos’ em uma primeira situação que beneficiou empresas como a Apple e Samsung, agora com o presidente Trump indicando que vai retirar essas isenções e voltar a tributá-los, isso derruba os mercados“, afirma.

Lucena destaca que o efeito imediato é visível nos índices acionários, com movimentos imprevisíveis como as quedas e altas abruptas do S&P 500. “As próprias falas do presidente colocam o mercado em uma situação extremamente volátil, e ele não parece se importar muito com isso. No entanto, acredito que essa preocupação vai surgir quando esses impactos começarem a chegar na economia real e pressionarem seus índices de popularidade“, conclui o especialista.

Para o economista, “Trump só vai começar a se importar quando fundamentalmente quando os efeitos chegarem na economia real, e afetar os índices de popularidade dele.” conclui Lucena.

Leia mais notícias e análises clicando aqui

O post Taxação à semicondutores: “Trump vai sentir quando afetar popularidade”, diz economista apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.