Desconto em folha do Consignado CLT inicia em maio: veja próximos passos

A partir de abril de 2025, começa a obrigatoriedade do desconto em folha das parcelas do Consignado privado contratado por meio do Programa Crédito do Trabalhador. 

Essa atualização no sistema do eSocial busca garantir maior segurança tanto para o trabalhador quanto para as instituições financeiras, facilitando o controle e a execução dos pagamentos.

Com a medida, o empregador passa a ter papel fundamental na operação, devendo registrar corretamente os dados no momento da elaboração da folha de pagamento. 

Confira como contratar Crédito do Trabalhador, como será feito o desconto em folha para diferentes perfis de empregadores, e o que muda na prática para quem já utiliza ou pretende utilizar esse formato de crédito.

Como as empresas devem fazer o desconto em folha do Consignado CLT

A obrigatoriedade do desconto na folha de pagamento do Consignado privado exige atenção dos empregadores. 

O primeiro passo é verificar quais empregados contrataram o Crédito do Trabalhador. Essas informações estão disponíveis no relatório detalhado do Portal Emprega Brasil, que pode ser acessado gratuitamente pelas empresas.

Durante o processamento da folha, o empregador deverá lançar o valor exato a ser descontado, com as seguintes informações:

  • Especificação de desconto do Consignado CLT
  • O código da instituição financeira
  • O número do contrato

Esse lançamento será registrado no eSocial, garantindo o recolhimento correto e evitando inconsistências. 

Como será o desconto para empregados domésticos?

Para os trabalhadores domésticos que aderiram ao Crédito do Trabalhador, o processo de desconto será totalmente digital e integrado ao sistema do eSocial. 

O desconto dos valores referentes aos empréstimos será realizado via DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) e será incorporado diretamente na folha de pagamento do trabalhador. 

O sistema captura automaticamente as informações da CTPS Digital, garantindo que os dados estejam corretos e atualizados.

Assim que o empregado doméstico contrata o empréstimo, o eSocial acessa automaticamente a CTPS Digital e identifica o contrato e os valores correspondentes.

Após acesso aos dados, o sistema do eSocial insere a rubrica específica de desconto na folha de pagamento, tornando visível para o empregador e empregado o valor que será descontado.

O empregador deve conferir e, após a conferência, confirmar o desconto na folha de pagamento. Essa confirmação é essencial para que o valor seja automaticamente repassado via DAE.

Como será o desconto para MEI e segurado especial

Para os funcionários de MEIs e segurados especiais, o procedimento de desconto seguirá a mesma lógica do empregador doméstico, sendo realizado por meio do DAE Mensal do eSocial, desde que o módulo simplificado esteja sendo utilizado.

Se o trabalhador for demitido sem direito ao saque do FGTS (como em casos de pedido de demissão), os valores devidos do Empréstimo consignado e do FGTS pendente serão incluídos na guia DAE do mês do desligamento.

Essa regra garante que mesmo em situações de encerramento do vínculo, os pagamentos sejam realizados e registrados corretamente.

Como contratar o Empréstimo consignado CLT?

Se você é trabalhador da iniciativa privada com carteira assinada e precisa de crédito barato, o Consignado privado é uma ótima alternativa. 

Os trabalhadores CLT podem iniciar a solicitação do crédito diretamente pela CTPS Digital.

E a partir de abril de 2025, a contratação também poderá ser feita diretamente nos canais dos bancos autorizados, ampliando as possibilidades para o trabalhador.

O Consignado privado também está disponível aqui na meutudo, em parceria com a Parati Financeira

A nossa proposta de crédito consta com o nome da Parati Financeira na Carteira de Trabalho Digital.

Inclusive, aqui na meutudo, você também poderá contratar o Consignado privado diretamente nos nossos canais, de forma online, e com suporte em cada etapa da sua jornada financeira.

O Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que permite o desconto direto das parcelas na folha de pagamento do funcionário. 

Esse tipo de empréstimo possui taxas de juros reduzidas em comparação a outras linhas de crédito, já que o risco de inadimplência é menor devido à forma de pagamento automática.

O limite de crédito do Consignado privado tem base na margem consignável de até 35% da sua renda líquida que pode ser comprometida com o pagamento das parcelas do empréstimo.

Porém, o valor final do crédito aprovado depende da análise de crédito, a gente adota análises flexíveis, se adequando a realidade de cada trabalhador.

O processo aqui na meutudo é 100% digital, e você já pode fazer sua simulação de forma rápida e segura através da CTPS digital.

Você também pode conferir agora quanto pode pegar emprestado usando o nosso simulador do Consignado privado abaixo:

Quer saber o quanto pode pegar emprestado? Faça sua simulação agora!
Qual o valor do seu salário?


Você pode receber até
R$ 0,00

Saiba mais
* Valor máximo da parcela mensal deve respeitar o limite de 35% do salário líquido.

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar no leilão.

Plataforma segura.

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando Consignado privado e outros assuntos,  cadastre-se gratuitamente no formulário  para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.