Projeto oferece ajuda gratuita para declaração do IR 2025 em Brasília

Contribuintes de baixa renda que moram em Brasília agora têm uma alternativa gratuita para declarar o Imposto de Renda 2025.

Por meio do projeto Declare Fácil, é possível contar com o auxílio de contadores e estudantes de Ciências Contábeis para preencher a declaração de forma segura e correta.

Entenda os critérios para receber ajuda gratuita na hora de declarar o Imposto de Renda em Brasília e entenda como agendar o atendimento na Receita Federal.

Quem pode participar do Declare Fácil?

O projeto é direcionado exclusivamente a pessoas de baixa renda. Para ser atendido, o contribuinte deve preencher três requisitos:

  • Ter renda média mensal de até R$ 3.800,00, incluindo férias
  • Possuir conta Gov.br com nível prata ou ouro
  • Realizar a declaração por meio da modalidade pré-preenchida

Os atendimentos são realizados por voluntários do Conselho Regional de Contabilidade do DF e alunos dos cursos de Ciências Contábeis, com orientação de professores e suporte da própria Receita Federal.

Quer receber nossas notícias gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba uma seleção de conteúdos meutudo semanalmente!

Como funciona o agendamento e o atendimento?

Após se inscrever no projeto Declare Fácil, o contribuinte receberá uma ligação de confirmação de um funcionário da Receita Federal durante a semana.

Os contatos são feitos pelos telefones (61) 3412-5602 ou (61) 3412-5946, que também repassam orientações sobre o atendimento.

O atendimento ocorre na Quadra 6 do Setor de Autarquias Sul, onde funciona a Delegacia Regional da Receita Federal em Brasília.

Durante o atendimento, o contribuinte receberá apoio para:

  • Conferência dos dados pré-preenchidos
  • Inclusão de rendimentos e deduções
  • Envio correto da declaração
  • Emissão do recibo

Saiba mais: O que é malha fina?

Qual é o prazo para enviar a declaração do IR?

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e segue até 30 de maio, às 23h59.

Segundo a Receita Federal, a expectativa é de receber cerca de 46,2 milhões de declarações, o que representa um crescimento de quase 7% em relação ao ano anterior.

Aqueles que não entregarem dentro do prazo podem enfrentar multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Por isso, a orientação é antecipar a entrega e, se necessário, buscar auxílio gratuito como o oferecido pelo Declare Fácil.

Com o avanço da digitalização dos serviços públicos, iniciativas como o Declare Fácil garantem acesso mais inclusivo às obrigações fiscais.

Entenda: Quem precisa declarar Imposto de Renda?

A ação facilita a vida de quem mais precisa, democratizando o acesso à informação e ajudando os contribuintes a evitar erros e penalidades.

Para receber mais notícias como essa, inscreva-se em nosso formulário e receba semanalmente direto no seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.