Especialista alerta para crimes cibernéticos e dá dicas para não cair em novo golpe

Várias pessoas estão denunciado que criminosos estão enviando e-mails para pessoas físicas e jurídicas alegando a existência de um supostos débitos com  órgãos públicos, incluindo um link para regularizar a cobrança.

  • Criminosos se passam por técnicos do INSS e visitam casas para aplicar “golpe da prova de vida”; saiba o que fazer

O golpe do boleto é basicamente a falsificação de uma cobrança para que o pagamento vá para a conta bancária do golpista – e não para a empresa.

Os temas mais comuns das tentativas de golpes incluem envios de boletos falsos ou alertas de dívidas pendentes simulando empresas de serviços, TV paga e bancos. Outra estratégia é oferecer descontos, promoções e premiações.

O golpe mais recente trata-se de criminosos que estão enviando e-mails para pessoas físicas e jurídicas alegando a existência de um suposto débito com o órgão, incluindo um link para regularizar a cobrança.

O especialista em crimes cibernéticos, Maciel Nunes, fez um alerta sobre medidas para não cair na cilada. “Existe um momento de enchimento de dados para você, além de dar um soldado, você faz aquele pagamento. Eu pego um copo completo e infelizmente muita gente tem caído”, lamenta o especialista.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.