50% dos aposentados usam o 13º do INSS em contas e despesas básicas

Uma pesquisa Datatudo, realizada neste mês de março, consultou aposentados sobre o uso do 13º do INSS, e metade deles afirmou que usará o valor para pagar contas básicas.

Entre os entrevistados, o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será destinado a despesas com luz, água, alimentação e aluguel, aliviando o orçamento mensal.

Confira os destaques da pesquisa Datatudo, como o 13º de aposentados está sendo utilizado e o que já se sabe sobre o calendário do INSS em 2025. Continue a leitura!

Décimo terceiro salário já tem destino para a maioria dos aposentados

A pesquisa Datatudo, realizada em março de 2025, revelou que a maioria dos aposentados já definiu como pretende usar o valor do 13º salário do INSS.

O levantamento reforça que o benefício continua sendo uma importante fonte de alívio financeiro no orçamento dessa parcela da população.

Entre as principais finalidades mencionadas estão: o pagamento de contas e despesas do dia a dia, compras pessoais, consertos e reformas em casa, além de presentes, investimentos e viagens.

Isso mostra que o benefício é visto tanto como uma oportunidade de manter as contas em dia quanto de realizar planos pessoais.

Essa diversidade de uso revela também a necessidade de cada entrevistado: enquanto muitos enfrentam dificuldades para cobrir o básico, outros conseguem direcionar o valor para desejos ou objetivos de médio prazo. Confira o gráfico abaixo:

Gráfico de pesquisa que mostra onde os aposentados mais usam o décimo terceiro do INSS.

Entre as opções citadas, o pagamento de contas e despesas básicas é o principal destino do benefício, seguido por compras pessoais, reformas, presentes, investimentos e viagens.

Saiba mais: Pesquisa Datatudo sobre 13º de aposentados em 2025

Contas e despesas básicas são o principal foco de uso

De acordo com o levantamento, muitos aposentados entrevistados afirmaram que vão usar o 13º salário para cobrir despesas essenciais, como luz, água, alimentação e aluguel.

Esse número expressivo mostra que, para a maioria, o benefício tem função de sobrevivência e não de consumo extra.

A dependência desse valor para manter as contas em dia reforça a importância de políticas que garantam o pagamento pontual e, sempre que possível, a antecipação do benefício.

Quando o 13º dos aposentados é liberado antes do fim do ano, muitos conseguem evitar o acúmulo de dívidas e até regularizar pendências anteriores.

Além das contas fixas, alguns entrevistados mencionaram o uso do valor para pagamento de boletos atrasados e renegociação de dívidas, como forma de limpar o nome ou restabelecer o crédito.

É um comportamento que mostra como o 13º impacta diretamente o equilíbrio financeiro dos aposentados.

Mesmo sendo considerado uma renda extra, na prática, o benefício do 13º funciona como uma extensão da renda mensal para muitas famílias que dependem do INSS.

Previsão de pagamento do 13º do INSS para aposentados

Até agora, o Governo Federal não divulgou oficialmente o calendário de pagamento do 13º salário do INSS em 2025. No entanto, a expectativa é de que a antecipação continue sendo adotada, como tem ocorrido nos últimos anos.

Desde 2020, o pagamento antecipado do benefício tem sido uma estratégia utilizada para injetar dinheiro na economia e aliviar o orçamento de milhões de segurados. A tendência é que a mesma medida seja aplicada novamente este ano.

Tradicionalmente, a primeira parcela é paga entre abril e maio, e a segunda entre junho e julho. O valor é depositado automaticamente na conta dos aposentados, seguindo a ordem do número final do benefício, como acontece no calendário mensal regular do INSS.

É importante acompanhar as atualizações do Ministério da Previdência e do INSS para saber as datas exatas.

Assim que divulgadas, elas também serão publicadas aqui no blog da meutudo, você pode acompanhar inscrevendo-se aqui no formulário.

Enquanto isso, é possível se organizar financeiramente com base nos padrões anteriores, principalmente se você conta com esse valor para quitar despesas ou realizar algum plano.

Consignado INSS e Pix Parcelado INSS podem ajudar no planejamento

Quem não quer esperar até o pagamento do 13º ou precisa se organizar financeiramente antes, pode contar com alternativas práticas para colocar os planos em dia.

O Empréstimo consignado INSS e o Pix parcelado INSS são opções acessíveis para quem deseja pagar à vista, reformar a casa, resolver um imprevisto ou até antecipar uma viagem.

O Empréstimo consignado INSS é uma linha de crédito com parcelas fixas, que são descontadas diretamente do benefício.

Aqui na meutudo, a contratação é 100% online, com liberação do dinheiro em até 24 horas úteis após a aprovação e valores a partir de R$ 100,00.

Mesmo quem tem uma margem consignável reduzida pode solicitar: dá para contratar com margem disponível a partir de R$ 5,00.

Já o Pix Parcelado INSS é uma solução inovadora que permite o recebimento do valor direto na conta, como uma transferência via Pix, com pagamento parcelado e desconto automático no benefício.

Ele é ideal para quem precisa de agilidade e quer aproveitar condições especiais em compras à vista, evitando o uso do cartão de crédito ou cheque especial.

É possível dividir o valor em até 12 parcelas*, tudo com segurança e sem sair de casa.

*A quantidade de parcelas podem variar de acordo com análise de crédito.

Para contratar qualquer uma das opções, basta baixar o aplicativo gratuito da meutudo, ou acessar nosso site, fazer seu cadastro, seguindo os passos abaixo. Confira!

Após o cadastro, você pode simular as condições. O processo é simples, rápido e feito direto pelo celular ou computador — sempre com total transparência e segurança.

Quer saber mais sobre o 13º dos aposentados e outras soluções de crédito para você? Então, inscreva-se aqui no formulário e receba nossos conteúdos semanalmente em seu e-mail. É gratuito!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.