Declaração pré-preenchida ou em branco? Saiba qual modelo escolher no IR 2025

Declarar o Imposto de Renda pode ser um desafio para quem precisa reunir todos os comprovantes e rendimentos. Mas isso mudou nos últimos anos.

Desde 2022, a Receita Federal oferece a declaração pré-preenchida, que será liberada a todos os contribuintes em 1º de abril de 2025.

Confira agora como funciona a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida ou em branco, as vantagens e qual opção é mais indicada para você. 

Qual a diferença entre declaração pré-preenchida e em branco?

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda (IR) puxa automaticamente dados da Receita Federal, como salários, despesas médicas e informações bancárias.

Já a declaração em branco exige que o contribuinte preencha tudo manualmente. Pode ser útil para quem tem muitas despesas dedutíveis do IR.

A vantagem da pré-preenchida é a agilidade no processo e menor chance de erro, além de prioridade na fila da restituição do IR.

Quais são os requisitos para usar a declaração pré-preenchida?

Para declarar o IR com a declaração pré-preenchida, é necessário ter uma conta no gov.br com nível prata ou ouro. A partir de 1º de abril, basta acessar e clicar em “Iniciar declaração pré-preenchida”.

O sistema da Receita Federal coleta dados de fontes pagadoras, instituições financeiras, planos de saúde e imóveis declarados em anos anteriores.

Apesar da automação, é essencial revisar as informações. Caso algo esteja incorreto, o contribuinte pode editar antes do envio.

Confira: Prazo para declarar Imposto de Renda

Quer continuar aprendendo sobre o mundo financeiro com nossos conteúdos? Cadastre-se gratuitamente aqui para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Quem deve optar pela declaração pré-preenchida do IR?

O modelo de declaração pré-preenchida do IR é ideal para quem teve poucos rendimentos, possui plano de saúde e conta em banco — tudo devidamente registrado.

Se você não tem gastos dedutíveis fora do comum, essa opção é segura. A Receita Federal já tem os dados, o que reduz a chance de cair na malha fina.

Por outro lado, quem deseja detalhar despesas com dependentes ou educação pode preferir preencher tudo manualmente.

Posso confiar totalmente na pré-preenchida do IR?

Apesar de prática, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda não é infalível. A Receita Federal não possui todas as informações necessárias.

É obrigação do contribuinte conferir cada dado, principalmente com relação a imóveis, rendimentos de aluguel e despesas médicas.

A omissão ou erro pode gerar pendência no IR. Por isso, mesmo com a pré-preenchida, o acompanhamento no aplicativo da Receita Federal ou e-CAC é fundamental.

Aprenda: Passo a passo para declarar o Empréstimo consignado no IR

A declaração pré-preenchida facilita o envio da declaração do IR 2025 e pode ser uma boa escolha para quem busca agilidade. 

Mas atenção! É responsabilidade do contribuinte conferir os dados declarados. Com a escolha certa, você evita erros e pode garantir a restituição dos valores mais rápido.

Receba notícias atualizadas sobre o Imposto de Renda 2025 direto no seu e-mail. Preencha este formulário e fique por dentro das novidades com a meutudo!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.