Canadá suspende descontos para Tesla após tarifas de Trump

A ministra dos Transportes do Canadá, Chrystia Freeland, anunciou na última 3ª feira (25.mar.2025) que o país congelou todos os pagamentos de desconto para a Tesla –empresa de Elon Musk– e baniu a fabricante de futuros programas de desconto para veículos elétricos. A medida é em retaliação às tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos canadenses.

Nenhum pagamento de desconto será feito até que cada reivindicação seja investigada individualmente e determinada como válida, explicou Freeland em uma declaração por e-mail compartilhada por seu gabinete, segundo a Reuters.

A ministra também orientou o departamento de transportes a revisar os requisitos de elegibilidade para futuros programas iZEV (Incentivo para Veículos de Zero Emissão, em português) para garantir que os veículos Tesla não sejam elegíveis enquanto as “tarifas ilegítimas e ilegais dos EUA forem impostas ao Canadá”.

O Canadá congelou cerca de C$ 43 milhões (R$ 172 milhões, aproximadamente) em pagamentos de descontos para a Tesla. A ordem para interromper os pagamentos veio antes do primeiro-ministro canadense Mark Carney anunciar uma eleição geral em 28 de abril, de acordo com o Toronto Star.

A mídia canadense relatou no início deste mês que a Tesla entrou com um número extraordinário de reivindicações de desconto para veículos elétricos nos últimos dias do programa em janeiro, com uma única concessionária Tesla na cidade de Quebec reivindicando quase C$ 20 milhões em subsídios públicos ao documentar mais de 4.000 vendas de veículos elétricos em um único fim de semana.

TARIFAS DOS EUA

A medida se dá depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), impor uma série de novas tarifas, com a maior parte prevista para o início de abril, na forma de altos impostos de 25% sobre a maioria dos produtos do Canadá e do México.

Na última 2ª feira (24.mar) Trump afirmou que as tarifas sobre automóveis chegariam em breve, ainda que nem todas as suas taxas ameaçadas sejam aplicadas em 2 de abril. Toronto parou de fornecer incentivos financeiros para veículos Tesla comprados como táxis ou caronas compartilhadas por causa das tensões comerciais com os EUA no início deste mês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.