Semana santa chegando: que tal aprender esse bacalhau com natas delicioso

bacalhau com natas

bacalhau com natas
Bacalhau com natas

Esse bacalhau com natas, do Canal Receitas do Will, traz para você uma tradicional receita portuguesa, perfeita para a semana santa ou Páscoa, que vai lhe render muitos elogios! Embora apareça no nome, ela não leva natas, mas sim creme de leite e vai deixar todos com vontade de repetir, pois fica divino! Não perca tempo, venha conferir tudo e não deixe de fazer!

Como fazer bacalhau com natas

Para a receita de bacalhau com natas, você seguirá o passo a passo para o preparo de algumas etapas, mas não se preocupe, aqui você terá todas as dicas para um excelente resultado. Inicialmente, para o bacalhau e as batatas, os ingredientes são: azeite de oliva, folhas de louro, cebolas, alho, leite, bacalhau em postas dessalgado, batatas e óleo par a fritura. Já para o molho bechamel e a finalização, serão necessários: creme de leite, manteiga, mostarda, leite, emas de ovos, suco de limão, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, farinha de trigo, queijo parmesão e muçarela. Com tudo pronto, sirva e deguste esse prato sensacional!

Ingredientes da receita de bacalhau com natas

Para o bacalhau

  • um fio generoso de azeite de oliva 
  • 4 folhas de louro
  • 3 cebolas médias em meias-luas finas
  • 4 dentes de alho amassados
  • 500ml de leite (para o cozimento do bacalhau)
  • 700 g de bacalhau em postas dessalgado
  • 4 batatas cortadas em cubos
  • óleo o quanto baste (para a fritura)

Para o molho bechamel

  • muçarela ralada grosseiramente ou farinha de rosca (para finalizar)
  • ½ pacotinho de queijo parmesão ralado (25 g)
  • 300 g de creme de leite fresco ou de lata (se for usar o de lata, leve à geladeira e após gelar, faça um furo na lata, escorrendo o soro antes de utilizar)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento (50 g)
  • sal, pimenta-do-reino e noz-moscada (a gosto)
  • suco de 1 limão espremido
  • 2 gemas de ovos
  • 800ml de leite integral
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de manteiga (50 g)

Modo de preparo

Do bacalhau / finalização

  1. Aqueça uma panela no fogo com 500ml de leite e depois junte 700 g de bacalhau em postas dessalgado, 4 dentes de alho amassados e 2 folhas de louro, deixando cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.
  2. Enquanto isso, após higienizar 4 batatas, descasque-as e corte no sentido do comprimento em filetes e depois em cubos.
  3. Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo, adicione uma porção dessa batata e deixe fritar, mas não ao ponto de dourar.
  4. Nesse meio tempo, corte 3 cebolas médias em meias-luas finas ao meio e depois em meias-luas.
  5. Em outra panela, aqueça um fio generoso de azeite de oliva, acrescente essas cebolas cortadas em meias-luas e 2 folhas de louro, refogando até elas murcharem e ficarem translúcidas. Nesse ponto, desligue o fogo, tire as folhas de louro e reserve.
  6. Quando as batatas começarem a querer dourar, retire-as com uma escumadeira e passe para uma vasilha forrada com papel-toalha, reservando. 
  7. Prepare o molho bechamel e depois desfie o bacalhau, reservando-o.
  8. Com o molho bechamel pronto, na panela com as cebolas, adicione o bacalhau que você desfiou e reservou, juntando também as batatas fritas, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto, misturando delicadamente para incorporar.
  9. Despeje essa mistura de cebolas, bacalhau e batatas numa travessa, cubra com o molho bechamel e finalize com muçarela ralada grosseiramente ou farinha de rosca, se preferir.
  10. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C, por cerca de 30 minutos ou até o queijo gratinar.
  11. Retire, sirva e delicie-se com seu fantástico bacalhau com natas! Bom apetite!

Do molho bechamel

  1. Coloque uma panela no fogo com 50 g de manteiga e, quando derreter, inclua 50 g de farinha de trigo sem fermento, deixando fritar, misturando com um fouet.
  2. Entre gradualmente com 800ml de leite integral, sempre misturando com o fouet, até obter um creme liso e homogêneo, começando a ferver.
  3. Nesse ponto, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto, misturando novamente e deixando cozinhar em fogo de médio a baixo por 10 minutos.
  4. Desligue o fogo do molho e prepare uma base. 
  5. Para isso, coloque numa tigela, 2 gemas de ovo, juntando o suco de 1 limão espremido, misturando com o fouet.
  6. Entre com 1 colher (sopa) de mostarda e ½ pacotinho de queijo parmesão ralado, misturando tudo.
  7. Na sequência, despeje essa mistura da tigela na panela do molho, que está com o fogo desliado, agregando também, 300 g de creme de leite fresco ou de lata (se for usar o de lata, leve à geladeira e após gelar, faça um furo na lata, escorrendo o soro antes de utilizar). Reserve.

Dicas adicionais: 

Se você não encontrar o bacalhau dessalgado para comparar, para dessalgá-lo, adicione-o numa vasilha com água gelada e mantenha na geladeira, trocando a água 3 vezes. Depois disso, já estará dessalgado e você pode utilizá-lo na sua receita normalmente.

Se desejar, você pode substituir o bacalhau por filé de tilápia, surubim, pintado, cação ou o peixe que desejar, na mesma quantidade, desde que tenha a carne mais firme.

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.