Negativado pode obter crédito rápido com novo Consignado privado

Na última sexta-feira (21), o novo Consignado privado para trabalhadores de carteira assinada foi oficialmente liberado pelo Governo Federal.

Com taxas reduzidas e pagamento descontado diretamente do salário, a modalidade é acessível também para trabalhadores com nome negativado*.

*Sujeito a análise e aprovação de crédito.

Confira como funciona o novo Consignado privado para os negativados, o motivo para a aprovação facilitada, onde contratar e como simular. Continue a leitura!

Novo Consignado privado tem mais chances de aprovar negativados

O novo Consignado privado para trabalhadores CLT, também chamado de Crédito do Trabalhador, tem um diferencial importante: o pagamento das parcelas é descontado direto do salário.

Isso reduz o risco de inadimplência para as instituições financeiras e, por isso, aumenta a chance de aprovação, inclusive para quem está negativado.

Como a inadimplência tende a ser menor nessa modalidade, as instituições financeiras se sentem mais seguras para liberar crédito, mesmo em casos de restrição no CPF.

No entanto, estar com o nome negativado ainda pode impactar as condições da proposta, como o valor liberado ou a taxa de juros.

Cada instituição financeira define seus próprios critérios de análise de crédito, mesmo com o perfil sendo elegível.

Ou seja, o novo Consignado privado tem mais chances de aprovação para negativados, mas isso não garante que a proposta será a mesma para todos os perfis.

Saiba mais: Negativado pode fazer Consignado privado?

Trabalhadores negativados já podem aderir ao Consignado privado

Desde o dia 21 de março de 2025, o novo Consignado privado está disponível para trabalhadores com carteira assinada — inclusive para aqueles que estão com o nome negativado*.

*Sujeito a análise e aprovação de crédito.

Assim como os demais, trabalhadores negativados podem iniciar o processo de contratação, desde que cumpram os requisitos estabelecidos: ter vínculo ativo com carteira assinada, ter recebido o salário no mês vigente e ter margem consignável disponível.

Essa nova linha de crédito está acessível para:

  • Empregados formais do setor privado
  • Empregados domésticos
  • Empregados rurais
  • Trabalhadores contratados por Microempreendedores Individuais (MEIs)

A negativação no CPF não impede o acesso ao crédito, mas as propostas podem variar de acordo com a análise de risco feita por cada instituição financeira.

Confira também: Novas regras no Consignado privado

Quer entender como funciona a jornada de contratação? Você pode usar o simulador de Consignado privado abaixo para visualizar as etapas do leilão de propostas no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital:

Celular
00:00

Empréstimos





User
Savings
Briefcase
Empréstimos Empréstimos
Burger Bar

Onde contratar Consignado privado com as melhores condições

Nesta primeira fase do projeto do Governo Federal, iniciada na última sexta-feira, as solicitações do novo Consignado privado CLT acontecem exclusivamente pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Para quem tem interesse, o processo é simples: basta acessar o aplicativo, fazer uma simulação e aguardar até 24 horas, prazo no qual as instituições financeiras enviarão suas propostas.

Após esse período, o trabalhador poderá comparar as ofertas recebidas e escolher a que melhor se encaixa em suas condições e necessidades.

Em seguida, ele deverá clicar no link indicado para ser direcionado ao canal de atendimento da instituição financeira escolhida para finalizar a contratação do crédito.

Esse sistema, baseado em um leilão de taxas do Consignado, aumenta a concorrência entre as instituições financeiras e oferece mais transparência ao trabalhador.

A partir do dia 25 de abril de 2025, também será possível realizar a simulação e contratação diretamente com as instituições financeiras, tornando o processo ainda mais ágil e prático.

Quer saber mais sobre o novo Consignado privado para negativados e outras novidades de seu interesse? Então, inscreva-se aqui no formulário e receba nossos conteúdos semanalmente em seu e-mail. É gratuito!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.