As 10 empresas com mais reclamações no Acre: menos da metade das queixas foi resolvida


Maior parte do ranking é ocupada por bancos. Porém, lista é liderada pela concessionária de energia do estado. Companhias afirmam que buscam melhorar serviços para atender os clientes e reduzir número de reclamações. Procon-AC recebeu mais de 3 mil reclamações contra empresas em 2024
Marília Gabriela/Procon
Em 2024, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) recebeu 3.247 reclamações de clientes contra empresas no Acre. O levantamento, divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 14, revelou ainda que apenas cerca de 32% das queixas foram resolvidas.
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A maior parte do ranking é ocupada por bancos. Porém, a lista é liderada pela concessionária de energia do estado. (Confira o ranking mais abaixo)
Foram pelo menos 727 empresas reclamadas. O nome das instituições pode aparecer mais de uma vez na lista de acordo com a citação feita ao oficializar a reclamação, como matrizes e filiais, ou marcas diferentes que pertencem à mesma companhia.
De acordo com o Procon, a publicação do ranking é feita anualmente e, em 2024, teve uma redução de pouco mais de 40% em relação a 2023, quando foram recebidas 5.580 reclamações.
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“A importância desse cadastro serve como um vetor para direcionar as nossas ações frente às principais demandas que acontecem na sociedade. Evita, inclusive, que aconteçam situações repetitivas de desrespeito ao consumidor”, destaca a presidente do órgão, Alana Albuquerque.
Com esses dados, ainda segundo o órgão, é possível conscientizar o público e permite identificar como os negócios lidam com os direitos dos consumidores, o que ajuda na decisão de consumir ou não produtos e serviços de determinadas companhias.
O ranking completo pode ser conferido no Diário Oficial. Confira as 10 empresas mais reclamadas, com o número de solicitações atendidas e não atendidas.
Empresas mais reclamadas no AC
O que dizem as empresas
As companhias citadas afirmaram, por meio de nota, que investem na melhoria de serviços para atender os clientes. A Energisa, primeira colocada na tabela, também foi a empresa que mais atendeu reclamações, apesar do índice representar apenas 22,2% do total de queixas feitas.
“Demandas que entram via Procon são, em sua maioria, sobre esclarecimento de dúvidas e negociação de débitos, e representam menos de um 0,002% dos clientes da concessionária no Acre”, argumentou. (Confira nota abaixo)
O g1 não conseguiu contato com o Banco do Brasil, terceiro no ranking, nem com a Claro, quarta colocada, e com o Banco Daycoval, décimo colocado. O Banco BMG, sétimo na lista, e a Caixa Econômica, nona, também não se manifestaram.
A maioria das empresas do top 10 também afirma estar à disposição de clientes e consumidores para atender as reclamações.
Notas oficiais
Energisa
A Energisa Acre esclarece que realiza continuamente ações na comunidade para esclarecimentos e informações aos seus clientes, bem como possui canais de atendimento digitais, além da agência com atendimento presencial. Demandas que entram via Procon são, em sua maioria, sobre esclarecimento de dúvidas e negociação de débitos, e representam menos de um 0,002% dos clientes da concessionária no Acre. O que demonstra que o grande volume de serviços realizados pela Distribuidora no estado, vem atendendo as expectativas e o dia a dia dos seus clientes. Desde que assumiu a concessão do Acre, em 2018, a Energisa vem investindo no sistema elétrico do estado, aprimorando a qualidade dos seus serviços e em uma melhor experiência para cada acreano. Em 2024, a disponibilidade de energia no estado foi de 99,3%.
Nos últimos anos, a empresa apresentou uma grande evolução na satisfação do cliente, com uma redução de 65% na quantidade de reclamações atendidas via Ouvidoria, além de 55% de redução nas demandas vindas do Procon.
A Energisa Acre reafirma o seu compromisso de continuar aprimorando o serviço de distribuição de energia elétrica em busca da excelência, proporcionando segurança e conforto aos seus clientes.
A empresa informa que ampliou os canais de atendimento, visando, sobretudo, a praticidade para os clientes, através da instalação de totens de autoatendimento em pontos estratégicos, atendimento digital (app Energisa ON e o site www.energisa.com.br), além do atendimento por Whatsapp (www.gisa.energisa.com.br).
Bradesco
O Bradesco acompanha constantemente as manifestações e realiza um intenso trabalho no encaminhamento de soluções. Reduzir os índices de reclamação é uma prioridade constante para o Banco. O Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses, e a partir das suas reclamações aperfeiçoamos processos, produtos e serviços, sempre com o objetivo de oferecer qualidade no atendimento e a melhor experiência aos nossos clientes. Reafirmamos o nosso compromisso de continuar aprimorando os nossos serviços em busca da excelência.
Pan
O Banco PAN mantém seu compromisso em aprimorar a experiência de seus clientes, buscando continuamente a melhoria de seus processos, serviços e produtos. Para isso, realiza investimentos constantes no atendimento e integração de canais, garantindo mais agilidade e eficácia na resolução de incidentes. O PAN reforça sua posição de respeito junto aos clientes e fica à disposição em todos os seus canais de atendimento
Oi
A Oi está conduzindo, no âmbito do Processo de Recuperação Judicial, uma mudança estratégica de perfil de suas atividades, priorizando serviços de tecnologia da informação como  implantação, gerenciamento, entrega e suporte de TI para atender necessidades de negócios de empresas .  Nesse sentido, a companhia vendeu suas operações de telefonia móvel e de fibra, além de outros serviços, conduzindo no último  ano um complexo processo de migração de clientes para as operadoras compradoras.  Hoje, a Oi concentra sua atuação no mercado corporativo (B2B), por meio da Oi Soluções.
A Oi ressalta, contudo, que qualquer avaliação sobre reclamações deve considerar o universo total de clientes. Além disso, destaca que o setor de telecomunicações, da qual a Oi faz parte, é o que apresenta tanto no Consumidor.gov, do Ministério da Justiça, quanto nos Procons o maior índice de solução de demandas.
Santander
O Santander informa que está sempre aberto para ouvir e ajudar os consumidores e ressalta que trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação de todos.
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