Dia do Consumidor é comemorado neste sábado

O Dia do Consumidor é comemorado neste sábado (15.mar.2025). Considerada a “Black Friday do 1º semestre”, a data é uma oportunidade para diversos setores alavancarem suas vendas, segundo a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Diferente de outras datas comemorativas, como Dia das Mães ou Dia dos Pais, em que as pessoas buscam por presentes para outras pessoas, no Dia do Consumidor, a procura é por produtos para uso próprio. Por causa disso, a FecomercioSP estima que a demanda por bens essenciais, como itens de higiene pessoal e beleza, seja maior.

A entidade diz que, por ser uma data em que as pessoas vão comprar itens para uso próprio, segmentos não beneficiados por eventos tradicionais podem aproveitar o Dia do Consumidor para alavancar as vendas. É o caso da comercialização de medicamentos ou serviços de revisão de veículos.

Segundo a entidade, em 2024, as vendas do Dia do Consumidor caíram 2,4% em relação a 2023, registrando um faturamento de R$ 603 milhões. O economista da FecomercioSP Thiago Carvalho disse em entrevista ao Poder360 que a expectativa é que haja uma alta nas vendas em 2025 em relação a 2024. 

“Sobre o dia 15, especificamente, talvez possa não haver um aumento percentual das vendas porque o varejo vem adotando uma estratégia similar à da Black Friday, que é de não ficar restrita à data e criar estratégias para estimular a semana do consumidor, o mês do consumidor. Essas ofertas acabam sendo espalhadas durante uma semana, 15 dias e às vezes até mesmo durante o mês inteiro”, afirmou Carvalho.

O economista acredita que os itens que mais serão vendidos no Dia do Consumidor sejam ventilador e ar-condicionado por causa do calor que o Brasil vem passando nas últimas semanas. 

Dicas da FecomercioSP para vender mais:

  1. elaborar ações não só para este sábado, mas já para toda a semana antes e depois da data, como promoções, cashback e ofertas exclusivas para clientes cadastrados;
  2. observar estudos que trazem tendências de compra para os consumidores;
  3. oferecer flexibilidade no pagamento;
  4. no caso de marketplaces, simular os fretes da mercadoria ofertada e verificar se os valores não estão mais altos do que a concorrência.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.