Vale a pena comprar um Honda Civic LXR 2.0 2016 usado? Confira o guia completo; veja preço, fotos e ficha técnica

O Honda Civic LXR 2.0 2016 foi o último ano da nona geração do sedã no Brasil, antes da chegada da décima geração em 2017. Um dos modelos mais procurados no mercado de usados, ele se destaca pelo equilíbrio entre desempenho, conforto e confiabilidade mecânica, características que fizeram do Civic um dos carros mais desejados do segmento. Com motor 2.0 flex e câmbio automático de cinco marchas, o LXR entrega uma condução suave e robusta, sendo ideal para quem busca um veículo para uso urbano e rodoviário sem grandes preocupações com manutenção. Seu design ainda agrada, e o espaço interno é adequado para famílias ou motoristas que prezam por conforto no dia a dia.

Pontos Principais:

  • Último ano da nona geração antes da renovação em 2017.
  • Motor 2.0 flex e câmbio automático de 5 marchas confiáveis.
  • Bom espaço interno e dirigibilidade precisa para uso diário.
  • Pontos de atenção: coxins do motor, trincas no para-brisa e ar-condicionado.

Entre os pontos positivos, o Civic LXR oferece dirigibilidade precisa, um acabamento interno bem montado e uma central multimídia de fácil usabilidade. A suspensão, mais firme que a de alguns concorrentes, garante boa estabilidade, mas pode ser um pouco dura para quem busca um rodar mais macio. Entre os pontos negativos, a ausência de uma transmissão CVT como a da geração seguinte faz com que o câmbio automático de cinco marchas pareça datado, principalmente em consumo urbano. Além disso, apesar da boa oferta de equipamentos de segurança, ele não conta com airbags de cortina nem recursos mais avançados de assistência ao motorista, comuns em modelos mais novos.

O Honda Civic LXR 2.0 2016 é ideal para quem busca um sedã confiável, com espaço, conforto e mecânica robusta, sendo excelente tanto para cidade quanto para viagens.
O Honda Civic LXR 2.0 2016 é ideal para quem busca um sedã confiável, com espaço, conforto e mecânica robusta, sendo excelente tanto para cidade quanto para viagens.

Ao considerar a compra de um Honda Civic LXR 2016 usado, é essencial verificar o histórico de manutenção, certificando-se de que as revisões foram feitas em dia e que não há registros de sinistros. Problemas com trincas no para-brisa, desgaste prematuro dos coxins do motor e falhas no ar-condicionado são pontos de atenção relatados por alguns proprietários. Um test-drive é recomendável para avaliar o funcionamento do câmbio e a integridade da suspensão, que pode apresentar ruídos em unidades mal cuidadas. Optar por um carro com procedência garantida, de preferência com laudo cautelar aprovado, é a melhor maneira de evitar surpresas desagradáveis ao adquirir esse sedã, que ainda se mantém relevante no mercado de seminovos.

Desempenho, motor e potência

Possui motor 2.0 flex com 155 cv no etanol e 150 cv na gasolina. Faz de 0 a 100 km/h em 10,9 s e atinge 190 km/h de velocidade máxima.
Possui motor 2.0 flex com 155 cv no etanol e 150 cv na gasolina. Faz de 0 a 100 km/h em 10,9 s e atinge 190 km/h de velocidade máxima.

O modelo é equipado com um motor 2.0 litros, quatro cilindros em linha, com aspiração natural e injeção multiponto. O comando de válvulas é único no cabeçote e conta com variação na admissão. Esse conjunto mecânico oferece um desempenho equilibrado, garantindo boa resposta tanto para uso urbano quanto rodoviário.

A potência máxima gerada pelo motor é de 155 cv quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina, ambos a 6.300 rpm. Já o torque máximo atinge 19,5 kgfm com etanol e 19,3 kgfm com gasolina, a 4.800 rpm. O peso/potência do veículo é de 8,35 kg/cv, enquanto o torque específico é de 9,8 kgfm/litro.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,9 segundos, com velocidade máxima registrada em 190 km/h. O conjunto motriz está acoplado a uma transmissão automática de cinco marchas, com conversor de torque. A tração dianteira contribui para a estabilidade do veículo em diferentes tipos de terreno.

Consumo e autonomia

Consome até 6,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. O tanque de 57 litros garante até 787 km de autonomia, dependendo do combustível utilizado.
Consome até 6,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. O tanque de 57 litros garante até 787 km de autonomia, dependendo do combustível utilizado.

O consumo urbano do modelo é de 6,4 km/l quando abastecido com etanol e 9,7 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, os números são de 9,4 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina. Esses valores indicam um desempenho dentro da média para um sedã médio de sua categoria.

Com um tanque de combustível de 57 litros, a autonomia na cidade chega a 365 km com etanol e 553 km com gasolina. Em rodovias, a autonomia sobe para 536 km com etanol e 787 km com gasolina. Esses números permitem longos trajetos sem a necessidade de abastecimento frequente.

O consumo de combustível pode variar conforme a forma de condução do motorista, condições da estrada e manutenção do veículo. O uso de óleo de viscosidade 0W-20 contribui para o melhor desempenho do motor e eficiência energética.

Interior

O câmbio é automático de 5 marchas, com tração dianteira e direção elétrica. A condução é suave, equilibrada e com boas respostas na cidade e estrada.
O câmbio é automático de 5 marchas, com tração dianteira e direção elétrica. A condução é suave, equilibrada e com boas respostas na cidade e estrada.

O interior do modelo oferece bom espaço para cinco ocupantes, com bancos revestidos em couro e apoio de braço tanto para o motorista quanto para os passageiros traseiros. O ajuste de altura do banco do motorista e do volante, que também possui ajuste de profundidade, proporcionam maior ergonomia.

Tem espaço para 5 ocupantes, bancos em couro e bom porta-malas de 449 litros. A carga útil é de 414 kg, sendo ideal para viagens e uso diário.
Tem espaço para 5 ocupantes, bancos em couro e bom porta-malas de 449 litros. A carga útil é de 414 kg, sendo ideal para viagens e uso diário.

Os equipamentos de conforto incluem ar-condicionado automático, direção assistida elétrica e controle automático de velocidade. Vidros elétricos nas quatro portas, destravamento interno do porta-malas e retrovisores com ajuste elétrico são itens que ampliam a conveniência para os ocupantes.

O porta-malas tem capacidade para 449 litros, permitindo um transporte adequado de bagagens. A carga útil é de 414 kg, suficiente para atender às necessidades diárias. Além disso, o banco traseiro bipartido e rebatível permite ampliar o espaço para objetos maiores.

Medidas

O veículo possui comprimento de 4.525 mm, largura de 1.755 mm, altura de 1.450 mm e distância entre-eixos de 2.668 mm. Essas dimensões garantem um bom equilíbrio entre espaço interno e estabilidade na condução.

O sistema de suspensão dianteiro é independente, do tipo McPherson, com mola helicoidal, enquanto a traseira é independente com braços sobrepostos e mola helicoidal. Esse conjunto proporciona boa absorção de impactos e conforto ao rodar.

Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a disco sólido. A direção conta com assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,6 metros. Os pneus têm medidas 205/50 R17, com altura de flanco de 103 mm, garantindo boa aderência e estabilidade.

Preços aproximados do Honda Civic 2016

  • Honda Civic LXS Sedan 1.8 Flex 16V Mec. 4p 2016 – Preço aproximado: R$ 71 mil
  • Honda Civic LXS Sedan 1.8 Flex 16V Aut. 4p 2016 – Preço aproximado: R$ 71 mil
  • Honda Civic LXR Sedan 2.0 FlexOne 16V Aut. 4p 2016 – Preço aproximado: R$ 77 mil
  • Honda Civic EXR Sedan 2.0 FlexOne 16V Aut. 4p 2016 – Preço aproximado: R$ 81 mil

Ficha Técnica do Honda Civic LXR 2.0 2016

Pontos negativos: O consumo urbano não é dos melhores, o câmbio automático de 5 marchas poderia ser mais eficiente e a suspensão rígida pode incomodar em pisos irregulares.
Pontos negativos: O consumo urbano não é dos melhores, o câmbio automático de 5 marchas poderia ser mais eficiente e a suspensão rígida pode incomodar em pisos irregulares.

Geral

  • Ano: 2016
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 9

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 499 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 81 mm
  • Razão de compressão: 10,6:1
  • Curso do pistão: 96,9 mm
  • Deslocamento: 1997 cm³
  • Potência máxima: 155 cv (A) / 150 cv (G) a 6300 rpm
  • Código do motor: R20Z1
  • Torque máximo: 19,5 kgfm (A) / 19,3 kgfm (G) a 4800 rpm
  • Peso/potência: 8,35 kg/cv
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 66,4 kg/kgfm
  • Potência específica: 77,6 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 0W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 5 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/50 R17
  • Traseiros: 205/50 R17

Dimensões

  • Comprimento: 4525 mm
  • Largura: 1755 mm
  • Distância entre-eixos: 2668 mm
  • Altura: 1450 mm
  • Porta-malas: 449 litros
  • Tanque de combustível: 57 litros
  • Peso: 1294 kg
  • Carga útil: 414 kg

Aerodinâmica

  • Área frontal: 2,16 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,28
  • Área frontal corrigida: 0,605 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 190 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,9 s

Consumo

  • Urbano: 6,4 km/l (A) / 9,7 km/l (G)
  • Rodoviário: 9,4 km/l (A) / 13,8 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 365 km (A)
  • Rodoviária: 536 km (A) / 553 km (G) / 787 km (G)

Equipamentos do Honda Civic LXR 2.0 2016

O que olhar antes de comprar: Verifique se a suspensão faz ruídos, se o ar-condicionado gela bem, se há trincas no para-brisa e se o câmbio troca marchas sem trancos ou atrasos.
O que olhar antes de comprar: Verifique se a suspensão faz ruídos, se o ar-condicionado gela bem, se há trincas no para-brisa e se o câmbio troca marchas sem trancos ou atrasos.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Assistente de partida em rampa

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Tomada de 12 volts
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa

Fonte: Webmotors, OLX, Icarros, AutoEsporte, Uol, QuatroRodas e G1.

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