Como alterar dados bancários na Carteira de Trabalho Digital

Criada em 1969, a Carteira de Trabalho é um documento essencial para identificação e consulta de informações profissionais do trabalhador. 

Com a modernidade, o documento físico foi substituído pela versão digital, gerando dúvidas em muitos trabalhadores sobre como atualizar seus dados no aplicativo.

Neste guia, vamos explicar se é possível e como alterar os dados bancários na Carteira de Trabalho Digital para quem busca evitar problemas de pagamento. Continue lendo! 

Os dados bancários aparecem na Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital é a versão virtual do documento profissional que contém as informações do trabalhador. Nela, constam as seguintes informações:

  • Contratos de trabalho: data de admissão e demissão, salários, alterações de cargo, férias, contribuições sindicais e tempo de serviço
  • Dados do trabalhador: nome completo, CPF, data de nascimento, sexo, nacionalidade, nome dos pais, e-mail, telefone, endereço e nível de escolaridade

Portanto, as contas bancárias não aparecem na CTPS. Essa informação é útil para empresa realizar o pagamento do trabalhador, então pode ser encontrada no contrato de trabalho.

No entanto, os dados bancários do trabalhador podem ser consultados diretamente no aplicativo FGTS

Essa informação fica visível para o trabalhador consultar e alterar os dados bancários, a qualquer momento, para receber o saldo do FGTS disponível.

Leia:  Como fazer e baixar Carteira de Trabalho Digital pela 1ª vez

Como atualizar os dados bancários na Carteira de Trabalho Digital?

Não tem como alterar os dados bancários na Carteira de Trabalho Digital, isso porque o sistema não possui essa informação armazenada no seu banco de dados. 

A conta bancária é informada à empresa que o trabalhador possui vínculo empregatício. Então, para realizar a atualização dos dados bancários, o trabalhador deve:

  1. Solicitar a atualização no setor de Recursos Humanos da empresa;
  2. Informar a nova conta bancária;
  3. Apresentar um documento comprobatório, como extrato bancário ou comprovante de abertura de conta;
  4. Confirmar a atualização dos dados bancários para pagamento, evitando problemas nos próximos pagamentos.

A empresa informará os novos dados bancários para depósito de salários e benefícios ao eSocial, que repassa as informações ao CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), garantindo o pagamento correto.

É importante reforçar que a plataforma é regulamentada pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo privacidade e segurança aos dados dos trabalhadores.

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A empresa precisa registrar a alteração dos meus dados bancários na Carteira?

As informações financeiras do trabalhador ficam disponíveis apenas internamente no eSocial, por isso, não é necessário registrar os novos dados bancários na CTPS Digital.

O trabalhador deverá confirmar com o RH da empresa onde tem contrato de trabalho, se os dados foram atualizados corretamente para evitar complicações nos pagamentos futuros.

Entenda: Como resolver acesso e dados na Carteira de Trabalho Digital

Como corrigir dados bancários errados?

Se os seus dados bancários estiverem incorretos, busque atualizar o mais rápido possível para evitar demora no recebimento do seu salário e benefícios. 

Primeiro, é necessário informar que os dados bancários estão incorretos no setor de Recursos Humanos (RH) da empresa.

Informe os novos dados para pagamento, como banco, agência e conta. Se possível, apresente um comprovante atualizado, como extrato bancário.

Confirme a correção dos dados bancários junto ao RH da empresa onde trabalha, certifique-se de que eles atualizaram a informação no eSocial. 

A partir disso, os próximos pagamentos serão realizados em sua nova conta. Fique atento, pois os dados bancários incorretos podem gerar atrasos e, muitas vezes, levar ao bloqueio de valores

O que mais posso alterar na Carteira de Trabalho Digital?

O trabalhador que identificar dados incorretos na Carteira de Trabalho Digital deverá, primeiramente, verificar se o aplicativo está atualizado. 

Se as informações incorretas estão relacionadas aos dados de identificação do trabalhador, como nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe, a correção deve ser realizada na Receita Federal e, em seguida, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para solicitar a correção de dados na Receita Federal, siga os passos:

  1. Acesse o site da Receita Federal.
  2. Selecione a opção “Alteração de dados cadastrais”.
  3. Faça a alteração dos dados e confirme.

Logo depois, realize a solicitação da alteração de dados no INSS, seguindo as etapas:

  1. Acesse o Meu INSS pelo Gov.br;
  2. Clique em “Meu cadastro” e confira seus dados;
  3. Se notar alguma divergência, clique em “Novo pedido”;
  4. Em seguida, selecione “Atualização de cadastro e atividade”;
  5. Depois clique em “Atualizar cadastro e/ou benefício”;
  6. Indique os dados corretos e conclua o pedido.

Saiba mais: Como funciona o leilão do Consignado privado?

Após as correções, as informações serão atualizadas na sua Carteira de Trabalho Digital em até, no máximo, 72 horas

Com as últimas atualizações do Governo Federal, estima-se que a Carteira de Trabalho Digital trará informações sobre o novo Consignado privado.

A previsão é que os trabalhadores possam simular e consultar as informações sobre o Empréstimo consignado diretamente no aplicativo. 

Ainda não existe nenhuma confirmação sobre a possibilidade de realizar alterações nos dados bancários do novo Consignado privado pela CTPS Digital.

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