BYD e seu híbrido chinês que promete economia e desempenho

BYD e seu híbrido chinês que promete economia e desempenho

Durante o recesso de fim de ano, o sedã chinês BYD King GL 2025 foi avaliado em uma viagem de 630 km entre São Paulo e Macaé, no Rio de Janeiro. O percurso incluiu desafios como estradas sinuosas e condições climáticas adversas, onde o veículo demonstrou eficiência e confiabilidade. Mesmo sob chuva e em terrenos irregulares, o modelo manteve um desempenho sólido, reforçando sua proposta como um híbrido plug-in versátil para longas distâncias.

Como o BYD King GL lida com a recarga durante viagens?

A autonomia do BYD King GL 2025 foi um fator determinante na estratégia de recarga. Equipado com uma bateria de 8,3 kWh e autonomia de 32 km no modo elétrico, o veículo exigiu paradas programadas para recarga. A primeira parada aconteceu em Guararema, onde foram necessários 22 minutos para elevar a carga de 56% para 70%. Já em Queluz, o tempo de recarga foi de 35 minutos para atingir o mesmo nível.

Por aceitar apenas carregamento em corrente alternada (AC) de até 3,3 kW, sem compatibilidade com carregadores rápidos DC, o tempo de recarga pode ser um desafio em viagens longas. No entanto, o sistema regenerativo mostrou eficiência, permitindo um consumo impressionante de até 31,2 km/l em alguns trechos da descida para Macaé.

Potência e consumo de combustível impressionam na estrada

O BYD King GL 2025 combina um motor a gasolina de 110 cv com um motor elétrico de 179 cv, entregando uma potência combinada de 209 cv. Com isso, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, garantindo boas respostas em ultrapassagens e retomadas de velocidade.

Durante a viagem, o consumo médio foi de 18,1 km/l, variando conforme o terreno e o uso do sistema regenerativo. No retorno a São Paulo, a média aumentou para 18,5 km/l, enquanto no trânsito urbano caiu para 14,8 km/l. O tanque de 48 litros permitiu abastecimentos estratégicos ao longo do percurso, totalizando um consumo de 97,1 litros de combustível na jornada completa.

BYD King – Créditos: Divulgação/BYD

Suspensão e tecnologia podem evoluir para maior conforto

A dirigibilidade do BYD King GL 2025 foi elogiada, mas a suspensão mostrou pontos a serem aprimorados. O sistema dianteiro independente McPherson e o eixo de torção traseiro proporcionam estabilidade, porém, em curvas mais fechadas, a carroceria apresentou inclinações perceptíveis. Melhorias na calibração da suspensão poderiam tornar a experiência ainda mais confortável em estradas irregulares.

No interior, a central multimídia de 12,8 polegadas garante uma interface moderna, mas apresentou dificuldades na integração com o Apple CarPlay, o que pode frustrar motoristas que dependem desse recurso para navegação e entretenimento.

O BYD King GL 2025 vale a pena?

Apesar de algumas limitações, como a ausência de carregamento rápido e ajustes necessários na suspensão, o BYD King GL 2025 se destacou pela eficiência e economia em viagens longas. Com um preço de R$ 179.900, oferece um excelente custo-benefício para quem busca um híbrido plug-in com bom desempenho e autonomia satisfatória.

Com 4,78 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 1,50 metros de altura, o modelo alia espaço interno e um design moderno, sendo uma opção atraente para motoristas que priorizam economia e tecnologia. Se a BYD ajustar alguns detalhes técnicos, o King GL pode se consolidar ainda mais como um dos híbridos mais interessantes do mercado.

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