Juros do Consignado privado serão até 70% menores que os atuais

Na última terça-feira (25), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as taxas de juros do Consignado privado poderão ser até 70% menores que as atuais.

Haddad já havia mencionado, na segunda-feira (24), que a Medida Provisória (MP) que viabiliza essas mudanças tem previsão para ser assinada após o Carnaval.

Confira o que já se sabe sobre os juros do Consignado privado, o impacto dessa redução para os trabalhadores CLT e quando a medida será oficializada. Continue a leitura!

Quanto serão os juros do Consignado privado?

Durante o evento CEO Conference 2025, promovido pelo BTG Pactual na última terça-feira (25), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o novo modelo do Consignado privado pode trazer uma significativa redução nas taxas de juros.

Segundo o ministro, as mudanças previstas poderão permitir taxas “50%, 60%, 70% menores” em comparação às cobradas nos empréstimos convencionais para pessoas físicas. Caso essa estimativa se confirme, os juros podem cair para cerca de 2,5% ao mês.

Atualmente, as taxas para crédito consignado no setor privado são bem mais altas. Por isso, essa queda representaria um avanço importante, tornando o crédito mais acessível para trabalhadores de carteira assinada.

Saiba mais: Novas regras no Consignado privado

O que a taxa de juros do Consignado privado representa na prática?

O Consignado privado é uma medida que tem como objetivo expandir o acesso a um crédito mais barato para trabalhadores de carteira assinada.

Atualmente, essa modalidade é restrita a aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e a uma parcela pequena do setor privado.

Com as novas regras, a expectativa é que os trabalhadores CLT tenham acesso a juros menores, já que o desconto das parcelas é feito diretamente no salário, reduzindo o risco para as instituições financeiras.

De acordo com Haddad: “A nossa estimativa é que, com o tempo, essa taxa possa cair a menos da metade.” caindo de 5,5% para 2,5% ao mês.

“Nós temos confiança de que nós estamos criando um produto muito forte para os trabalhadores do setor privado, que não estão aposentados” , completou o ministro.

Hoje, além de ser restritivo, o Consignado no setor privado tem juros bem mais altos. Confira a comparação entre as taxas médias anuais de diferentes categorias:

Fonte: Banco Central
Comparação das Taxas de Juros do Consignado: Setor Privado, Servidores e INSS
Categoria Taxa média de juros (ao ano)
Setor privado (CLT) 40,8%
Servidores públicos 23,8%
Aposentados e pensionistas do INSS 21,9%

A redução das taxas poderá permitir que os trabalhadores tenham opções para substituir dívidas mais caras por um crédito mais acessível, melhorando sua organização financeira.

E quando será lançado o Consignado privado?

O lançamento do novo Consignado privado estava em discussão há meses, mas agora já há uma previsão mais próxima para a sua oficialização.

De acordo com o ministro da Fazenda, a Medida Provisória que viabiliza as mudanças no Consignado privado será assinada após o Carnaval.

Com isso, a expectativa é que as novas regras da modalidade entrem em vigor ainda no primeiro semestre de 2025.

Essa MP deve estabelecer as diretrizes do novo modelo de crédito consignado para trabalhadores CLT, incluindo as regras para contratação, taxas de juros e a digitalização do processo pela Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Espera-se que mais de 40 milhões de trabalhadores de carteira assinada passem a contar com essa alternativa de crédito, que promete juros menores e mais facilidade na contratação.

Contrate o seu consignado privado com a meutudo!

Aqui na meutudo, tudo já está sendo preparado para que você possa contratar o novo Consignado privado assim que ele estiver disponível.

Em parceria com a Parati Financeira, a gente vai oferecer um processo 100% online, seguro e transparente, garantindo praticidade e as melhores condições para você.

Enquanto isso, você pode utilizar o simulador de contratação do Consignado privado abaixo para entender como funcionará a nova experiência de crédito. Confira!

Quer saber o quanto pode pegar emprestado? Faça sua simulação agora!
Qual o valor do seu salário?


Em quantas parcelas deseja pagar?


Você pode receber até
R$ 0,00

Saiba mais
* Valor máximo da parcela mensal deve respeitar o limite de 35% do salário líquido.

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar no leilão.

Plataforma segura.

Esse simulador recria o processo de leilão de taxas do Consignado privado, permitindo que você tenha uma prévia de como será a experiência no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Assim, quando o novo modelo estiver disponível, você poderá acessar a plataforma, comparar ofertas e contratar diretamente a opção mais vantajosa.

Se você quer ser um dos primeiros a saber quando essa modalidade estiver disponível, acesse nossa página do Consignado privado e clique em “Quero receber atualizações”.

Gostou de saber as novidades sobre juros do Consignado privado? Então, inscreva-se aqui no formulário e receba nossos conteúdos semanalmente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.