Peixinho-de-Prata: inseto oportunista pode invadir e destruir roupas e livros

Em muitos casas, a presença de insetos é um incômodo constante. Entre eles, está uma espécie  “oportunista”, que causar problemas de saúde e destruir objetos dentro de casa: o peixinho-de-prata.

A imagem mostra um peixinho-de-prata.

O peixinho-de-prata é sensível à luz e prefere ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e espaços mal ventilados. – Foto: Raid/Reprodução ND

Peixinho-de-Prata

O peixinho-de-prata (Lepisma saccharina) é um inseto de coloração prateada, o que justifica seu nome popular. Ele pertence à ordem dos temnotéridos e é frequentemente encontrado em locais fechados e sem circulação de ar.

Características do inseto

O peixinho-de-prata é um inseto que evita a luz e tem preferência por ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e outros locais mal ventilados.

A imagem mostra o inseto.

Apesar de não ser venenoso, o inseto pode danificar livros e outros objetos devido aos seus hábitos alimentares. – Foto: Rentokil/Reprodução ND

Segundo o biólogo Paulo Jubilut, essa espécies se alimenta principalmente de materiais orgânicos ricos em celulose, como papéis e madeira, o que o torna comum em áreas com livros e prateleiras.

Apesar de não ser venenoso, o inseto pode danificar livros e outros objetos devido aos seus hábitos alimentares. “Eles comem tudo que veem pela frente”, revelou.

Perigo para a saúde

Embora o peixinho-de-prata não represente risco direto à saúde humana, esse inseto pode indicar problemas maiores.

A imagem mostra o inseto comum em casas.

O peixinho-de-prata frequentemente convive com ácaros, que são conhecidos por causar alergias em algumas pessoas. – Foto: COMPO/Reprodução ND

Sua presença pode ser um indicativo de um problema relacionado à umidade dentro de casa, já que esses insetos se multiplicam facilmente em ambientes com baixa circulação de ar.

Além disso, o peixinho-de-prata frequentemente convive com ácaros, que são conhecidos por causar alergias em algumas pessoas.

Evite a infestação

Para evitar que o peixinho-de-prata tome conta de sua casa, é possível seguir algumas dicas simples, tais como:

  • Manter todos os cômodos bem ventilados.
  • Vedar rachaduras no chão e nas paredes, especialmente em áreas propensas à umidade, como banheiros e depósitos.
  • Utilizar produtos que ajudem a reduzir a umidade no ambiente.

Ao tomar essas medidas, você não protege apenas seus objetos pessoais e livros, mas também contribui para sua saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.