Estudantes recebem primeira parcela do Pé-de-Meia a partir de terça

O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta terça-feira (25) o pagamento do Pé-de-Meia, incentivo financeiro para estudantes do ensino médio público.

O programa, destinado a alunos de baixa renda inscritos no CadÚnico, busca promover a permanência escolar e combater o abandono, garantindo apoio financeiro para os estudantes.

Confira como funcionam os pagamentos, quais os valores e como acessar o benefício do Pé-de-Meia. Continue lendo!

Quem tem direito ao Pé-de-Meia 2025?

O programa Pé-de-Meia é para estudantes do ensino médio da rede pública inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo é evitar o abandono escolar e garantir a conclusão dos estudos.

Os alunos que concluíram o terceiro ano e fizeram o ENEM 2024 receberão um extra de R$ 200,00, além do incentivo principal. Os depósitos ocorrerão na terça-feira (25) e na quarta-feira (26), conforme a data de nascimento:

  • 25/02: nascidos entre janeiro e junho
  • 26/02: nascidos entre julho e dezembro

Os alunos aprovados no 1º e 2º anos recebem no dia 27/02, mas só poderão sacar os valores após concluírem o ensino médio. 

Enquanto isso, o dinheiro depositado na poupança ficará rendendo. O saque só será permitido após a conclusão do ensino médio.

Como consultar os valores do Pé-de-Meia?

Os pagamentos serão feitos pela Caixa, em contas abertas no nome de todos os beneficiários, de forma automática. Menores de 18 anos precisarão de autorização de um responsável para movimentar os valores.

Quem teve parcelas bloqueadas em 2024 pode ser contemplado posteriormente, desde que atenda aos requisitos:

  • Matrícula
  • Frequência
  • Aprovação nos anos letivos
  • Participação no ENEM

Saiba mais: Como resolver Pé-de-Meia que não caiu na conta? 

Estudantes com pendências escolares receberão os valores após regularização e aprovação do ano letivo confirmados pela secretaria escolar.

A consulta do pagamento do Pé-de-Meia é feita no aplicativo Jornada do Estudante do MEC, com login Gov.br pelo CPF e senha cadastrados.

A meta do MEC é ampliar o acesso ao ensino médio e diminuir a desigualdade social entre os jovens, promovendo, também, uma maior inclusão social por meio da educação.

Com a expansão para o CadÚnico e a EJA em julho do ano passado, o número de estudantes beneficiados pela política alcança 3,9 milhões.

Cadastre-se gratuitamente aqui  e receba as notícias mais relevantes sobre o Pé-de-Meia e outras soluções financeiras diretamente no seu e-mail!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.