Receita do futebol europeu bate recorde de 38 bi de euros em 2023/24

O mercado de futebol europeu alcançou receita recorde de 38 bilhões de euros na temporada 2023/2024, representando crescimento de 8% em relação ao período anterior. O relatório foi divulgado nesta 5ª feira (12.jun.2025) pelo Deloitte Sports Business Group, em sua 34ª Revisão Anual de Finanças do Futebol.

As “5 grandes” ligas europeias –Premier League (Reino Unido), Bundesliga (Alemanha), LaLiga (Espanha), Série A (Itália) e Ligue 1 (França) –geraram 20,4 bilhões de euros em receita, superando pela 1ª vez a marca de 20 bilhões de euros. O aumento nas receitas comerciais e os investimentos em infraestrutura de estádios foram os principais fatores para o crescimento.

A Premier League manteve sua posição como o campeonato mais lucrativo da Europa. Seus clubes geraram receita agregada de 6,3 bilhões de libras na temporada 2023/2024, um aumento de 4%. A receita comercial dos clubes ingleses ultrapassou 2 bilhões de libras de pela 1ª vez na história.

A receita de transmissão da Premier League cresceu 2%, chegando a 3,3 bilhões de libras. A receita com jogos superou 900 milhões de libras, com aumento de 43 milhões de libras (5%). O lucro operacional agregado dos clubes ingleses cresceu 36%, ultrapassando 0,5 bilhão de libras, o maior valor desde 2018/2019.

Os “6 grandes” clubes da Premier League apresentaram crescimento médio de receita de 3%, enquanto os demais clubes da liga registraram 11%. A dívida líquida dos clubes ingleses alcançou 3,5 bilhões de libras ao final da temporada 2023/2024, aumento de 12% em relação a 2022/2023.

Na LaLiga, a receita total atingiu 3,8 bilhões de euros, aumento de 6%. O Real Madrid e Barcelona foram responsáveis por quase metade (48%) deste valor. O investimento em infraestrutura resultou em aumento de 28% na receita de jogos, chegando a 0,7 bilhão de euros. A receita de transmissão cresceu 1%, alcançando 1,8 bilhão de euros, mantendo-se como a maior fonte de receita (48% do total).

Os clubes da Série A geraram 2,9 bilhões de euros em receita agregada, aumento de 2%. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento de 9% na receita comercial, que atingiu 1 bilhão de euros, graças aos novos acordos de patrocínio dos clubes.

A receita agregada da Ligue 1 cresceu 7%, chegando a 2,6 bilhões de euros, apesar da redução de 20 para 18 clubes. A receita comercial representou mais de 60% da receita total dos clubes franceses, somando 1,6 bilhão de euros.

A Bundesliga foi a única entre as 5 grandes ligas a registrar queda na receita total, com redução de 1%, totalizando 3,8 bilhões de euros. A receita comercial continuou sendo a maior contribuidora para o total, representando 46% (1,7 bilhão de euros).

Projeções para atual temporada

De acordo com as projeções da Deloitte, a receita agregada das “5 grandes” ligas europeias deve ultrapassar 21 bilhões de euros na temporada 2024/2025. Entretanto, prevê-se estagnação para 2025/2026, principalmente devido às incertezas relacionadas ao acordo de transmissão doméstica da Ligue 1.

A WSL (Superliga Feminina da Inglaterra) apresentou aumento de 34% na receita agregada, atingindo 65 milhões de libras. Todos os 12 clubes da liga feminina ultrapassaram a marca de 1 milhão de libras em receita pela primeira vez na história.

“O foco no desenvolvimento de estádios e na diversificação das receitas comerciais levou ao crescimento do mercado de futebol europeu na temporada 2023/24. No entanto, os clubes não podem se dar ao luxo de desviar o foco à medida que surgem novos desafios, incluindo um cenário regulatório em evolução e mudanças no comportamento dos torcedores”, disse Tim Bridge, sócio-líder do DSBG (Deloitte Sports Business Group).

Bridge também comentou sobre a situação da Championship. “Agora, mais do que nunca, vemos a EFL (English Football League) diante de uma incrível oportunidade de crescimento para alavancar a força da marca de alguns de seus clubes membros. Com drama em campo e torcedores dedicados, a EFL pode muito bem proporcionar uma experiência incomparável que engaja os torcedores como nunca antes”, afirmou.

Jennifer Haskel, líder em conhecimento e insights do DSBG (Deloitte Sports Business Group), comentou sobre o crescimento da WSL. “Por meio do desenvolvimento de estratégias mais robustas de engajamento de fãs e acordos comerciais sólidos com a garantia de distribuições centrais, os clubes da WSL desbloquearam uma nova fase de crescimento na temporada 2023/24. Além disso, como os relatórios e a atribuição de receitas comerciais permanecem inconsistentes entre os clubes, podemos estar apenas começando a entender o valor que está sendo gerado pelo futebol feminino”, disse.

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