Ficha técnica: Volkswagen Tera High 1.0 TSI 2025 / 2026 combina eficiência urbana com conforto para pequenos trajetos em família; confira preço e fotos do SUVW

O Volkswagen Tera High 1.0 TSI 2026 se apresenta como uma alternativa nacional voltada ao público que prioriza o uso urbano com um toque de modernidade e tecnologia. Produzido em Taubaté, o modelo utiliza motor turbo flex de três cilindros, com até 116 cavalos de potência e torque de 16,8 kgfm, sempre acompanhado de um câmbio automático de seis marchas. O conjunto garante respostas rápidas e condução eficiente, mesmo em situações de tráfego pesado ou deslocamentos diários pelas grandes cidades.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 TSI turbo entrega até 116 cv com câmbio automático de seis marchas.
  • Versão High traz central multimídia de 10,1″ e painel digital de 10,25″.
  • Comportamento urbano eficiente, bom consumo e dirigibilidade leve.
  • Espaço adequado para quatro ocupantes, com limitações para bagagens grandes.
  • Acabamento interno simples e pacote de segurança avançada é opcional.

Dentro da proposta de oferecer um SUV compacto com pegada funcional, a versão High reúne os elementos esperados por consumidores que valorizam conectividade e praticidade. O painel digital de 10,25 polegadas se integra à central multimídia VW Play Connect de 10,1 polegadas, com comandos intuitivos e bom nível de integração com smartphones. Os sensores de estacionamento, iluminação ambiente e carregador por indução complementam o pacote tecnológico voltado para quem deseja conforto e conveniência.

Com estrutura voltada a pequenos núcleos familiares, o Tera acomoda bem dois adultos e duas crianças. O espaço traseiro, embora limitado para três adultos, permite viagens curtas com conforto. O porta-malas oferece volume suficiente para compras semanais ou bagagens compactas, e a modularidade dos bancos amplia a versatilidade em casos específicos, como transporte de equipamentos esportivos ou utensílios volumosos.

O Tera High 2026 chega com motor 1.0 TSI turbo e câmbio automático, buscando unir eficiência no uso urbano com desempenho confiável em trechos rodoviários.
O Tera High 2026 chega com motor 1.0 TSI turbo e câmbio automático, buscando unir eficiência no uso urbano com desempenho confiável em trechos rodoviários.

Nas estradas, o desempenho do Tera High 1.0 TSI é suficiente para manter velocidade de cruzeiro com segurança. A suspensão filtra bem as irregularidades e o isolamento acústico é eficiente para a categoria, permitindo viagens agradáveis em curtas e médias distâncias. No entanto, a performance fica comprometida quando o carro está totalmente carregado, principalmente em aclives ou ultrapassagens mais exigentes.

O comportamento dinâmico é positivo para o segmento. A direção leve em baixa velocidade e firme em rodovia contribui para a sensação de controle. A estabilidade do modelo surpreende em curvas e o câmbio realiza as trocas com suavidade, sem hesitações. O consumo é outro ponto forte, especialmente quando abastecido com gasolina, entregando bons números tanto em uso urbano quanto rodoviário.

Mesmo com todos os avanços, o Tera High apresenta limitações perceptíveis. O acabamento interno usa materiais simples e há predominância de plásticos rígidos. Além disso, parte dos recursos de segurança avançada só está disponível em pacotes opcionais, como o assistente de faixa e o alerta de ponto cego, o que limita a oferta da versão padrão frente a concorrentes mais completos nesse quesito.

O Volkswagen Tera High 1.0 TSI 2026 se posiciona de forma estratégica para quem busca um SUV compacto, moderno e nacional. Com foco na condução urbana e viagens curtas em família, é um veículo eficiente no que se propõe, mas com limitações que devem ser consideradas por consumidores que exigem mais espaço interno ou maior robustez para viagens longas e rotas carregadas.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.0 TSI flex com injeção direta, 116 cv no etanol e 109 cv na gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e alcança velocidade máxima de 184 km/h.
Motor 1.0 TSI flex com injeção direta, 116 cv no etanol e 109 cv na gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e alcança velocidade máxima de 184 km/h.

O veículo traz sob o capô um motor 1.0 TSI de três cilindros em linha, com aspiração por turbocompressor e injeção direta de combustível. A potência máxima é de 116 cavalos quando abastecido com etanol e 109 cavalos com gasolina, ambos atingidos a 5.000 rpm. O torque também impressiona: são 16,8 kgfm disponíveis já a 1.750 rpm, independentemente do combustível utilizado.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,7 segundos, com velocidade máxima registrada em 184 km/h. Esses números são alcançados graças à combinação do propulsor eficiente com o câmbio automático de seis marchas, que conta com conversor de torque e permite trocas suaves e bem escalonadas para a proposta urbana do carro.

A tração dianteira e a plataforma MQB são responsáveis por entregar dirigibilidade equilibrada e boa resposta ao volante, especialmente em trechos urbanos. A disposição transversal do motor contribui para a eficiência do conjunto mecânico, garantindo estabilidade mesmo em curvas mais fechadas.

Consumo e autonomia

Consumo de até 14,5 km/l, autonomia máxima de 711 km e tanque de 49 litros. Números mostram bom equilíbrio entre eficiência e capacidade para o dia a dia.
Consumo de até 14,5 km/l, autonomia máxima de 711 km e tanque de 49 litros. Números mostram bom equilíbrio entre eficiência e capacidade para o dia a dia.

No ciclo urbano, o modelo registra consumo de 8,6 km/l com etanol e 12,2 km/l com gasolina. Já em trajetos rodoviários, os números sobem para 10,3 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina, o que garante boa eficiência energética para a categoria.

Com um tanque de combustível de 49 litros, a autonomia estimada na cidade chega a 421 km com etanol e 598 km com gasolina. Em uso rodoviário, os números sobem para 505 km com etanol e até 711 km quando abastecido com gasolina.

Esses resultados tornam o carro uma opção econômica no dia a dia e viável para viagens longas, com baixo custo de reabastecimento em comparação a outros veículos com desempenho semelhante.

Interior

Câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque, tração dianteira e direção elétrica. A condução é suave no trânsito urbano e responde bem em retomadas.
Câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque, tração dianteira e direção elétrica. A condução é suave no trânsito urbano e responde bem em retomadas.

O interior oferece bom nível de acabamento e uma cabine que acomoda até cinco ocupantes com conforto. Os bancos são revestidos em couro, com apoio de braço para o motorista e ajuste de altura no assento. A climatização é garantida por ar-condicionado automático de zona única e o sistema de chave presencial adiciona praticidade à entrada e partida do veículo.

Interior com espaço adequado para 5 ocupantes, bancos de couro e ar-condicionado automático. Segurança com airbags múltiplos, controles eletrônicos e boa ergonomia.
Interior com espaço adequado para 5 ocupantes, bancos de couro e ar-condicionado automático. Segurança com airbags múltiplos, controles eletrônicos e boa ergonomia.

A conectividade está bem representada com carregador de celular por indução, espelhamento da tela do smartphone, comandos e informações do carro acessíveis por aplicativo, além de volante multifuncional com paddle shifts para trocas manuais. O quadro de instrumentos inclui computador de bordo, conta-giros, indicador de temperatura externa e termômetro do líquido de arrefecimento.

Porta-malas de 350 litros e carga útil de 451 kg. Espaço é ideal para o uso familiar ou rotinas urbanas, com versatilidade para compras e pequenas viagens.
Porta-malas de 350 litros e carga útil de 451 kg. Espaço é ideal para o uso familiar ou rotinas urbanas, com versatilidade para compras e pequenas viagens.

O porta-malas tem capacidade para 350 litros, ideal para um hatch compacto, enquanto a carga útil é de 451 kg. Os bancos traseiros são bipartidos e rebatíveis, o que permite ampliar o espaço de carga conforme a necessidade, favorecendo o transporte de bagagens ou volumes maiores.

Medidas

Comprimento de 4.151 mm, largura de 1.777 mm, altura de 1.478 mm e entre-eixos de 2.566 mm. Proporções compactas com boa distribuição interna para cinco ocupantes.
Comprimento de 4.151 mm, largura de 1.777 mm, altura de 1.478 mm e entre-eixos de 2.566 mm. Proporções compactas com boa distribuição interna para cinco ocupantes.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais. Essa configuração proporciona equilíbrio entre conforto e estabilidade, especialmente em vias urbanas com irregularidades.

O peso total do modelo é de 1.169 kg, o que favorece a relação peso/potência de 10,08 kg/cv. As dimensões incluem 4.151 mm de comprimento, 1.777 mm de largura, 1.478 mm de altura e 2.566 mm de entre-eixos, assegurando um bom aproveitamento do espaço interno.

Os freios são a disco nas quatro rodas — ventilados na dianteira e sólidos na traseira —, e a direção conta com assistência elétrica. O conjunto de pneus 205/55 R17 garante aderência e conforto, enquanto o estepe tem medidas 125/70 R18, adequado para uso emergencial.

Preços aproximados do Volkswagen Tera High 2026

  • Volkswagen Tera 1.0 MPI 84 cv manual 5 marchas 4 portas 2025 – Preço aproximado: R$ 104 mil
  • Volkswagen Tera 1.0 170 TSI 116 cv manual 5 marchas 4 portas 2025 – Preço aproximado: R$ 117 mil
  • Volkswagen Tera Comfort 170 TSI 116 cv automática 6 marchas 4 portas 2025 – Preço aproximado: R$ 127 mil
  • Volkswagen Tera High 170 TSI 116 cv automática 6 marchas 4 portas 2025 – Preço aproximado: R$ 140 mil

Ficha Técnica do Volkswagen Tera High 1.0 TSI 2026

Na estrada, o Tera se comporta bem em velocidade de cruzeiro, mas perde fôlego com carga total em aclives, exigindo atenção em ultrapassagens.
Na estrada, o Tera se comporta bem em velocidade de cruzeiro, mas perde fôlego com carga total em aclives, exigindo atenção em ultrapassagens.

Geral

  • Ano: 2026
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: Não especificada
  • Plataforma: MQB

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 74,5 mm
  • Razão de compressão: 10,5:1
  • Curso do pistão: 76,4 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 116 cv (A) / 109 cv (G) a 5000 rpm
  • Código do motor: EA211
  • Torque máximo: 16,8 kgfm (A/G) a 1750 rpm
  • Peso/potência: 10,08 kg/cv
  • Torque específico: 16,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 69,6 kg/kgfm
  • Potência específica: 116,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-40

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: AQ160
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R17
  • Traseiros: 205/55 R17
  • Altura do flanco: 113 mm
  • Estepe: 125/70 R18

Dimensões

  • Comprimento: 4151 mm
  • Largura: 1777 mm
  • Distância entre-eixos: 2566 mm
  • Altura: 1478 mm
  • Porta-malas: 350 litros
  • Tanque de combustível: 49 litros
  • Peso: 1169 kg
  • Carga útil: 451 kg

Aerodinâmica

Desempenho

  • Velocidade máxima: 184 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,7 s

Consumo

  • Urbano (A): 8,6 km/l
  • Rodoviário (A): 10,3 km/l
  • Urbano (G): 12,2 km/l
  • Rodoviário (G): 14,5 km/l

Autonomia

  • Urbana (A): 421 km
  • Rodoviária (A): 505 km
  • Rodoviária (G): 598 km a 711 km

Equipamentos do Volkswagen Tera High 1.0 TSI 2026

Mesmo sendo a versão topo, o acabamento interno usa materiais simples e muitos recursos de segurança avançada só vêm em pacotes opcionais.
Mesmo sendo a versão topo, o acabamento interno usa materiais simples e muitos recursos de segurança avançada só vêm em pacotes opcionais.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro (opcional)
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Indicador de fadiga
  • Alerta de ponto cego (opcional)
  • Alerta de mudança de faixa (opcional)
  • Assistente de permanência em faixa (opcional)
  • Frenagem automática de emergência
  • Assistência na recuperação veicular
  • Vetorização de torque
  • Freios a disco nas quatro rodas

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Porta-luvas/console climatizado
  • Sistema start-stop
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Tomada de 12 volts
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução
  • HD interno
  • Comandos ao veículo através de aplicativo
  • Informações do veículo através de aplicativo

Fonte: Vwnews.

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