99Food inicia testes no Brasil e se prepara para enfrentar iFood

A 99Food está de volta. Em fase piloto, mas está. Nesta semana, o serviço começou a operar em Goiânia (GO) e, com isso, dá os primeiros passos para retomar o seu serviço de entregas de refeições no Brasil para, assim, concorrer diretamente com o iFood.

A informação foi antecipada pela Bloomberg Línea e confirmada ao Tecnoblog pela própria 99. Trata-se de um movimento que já era esperado. No último mês de maio, a 99 abriu as inscrições para que motociclistas de todo o país possam trabalhar com a plataforma. A chinesa Didi, controladora da 99, prevê investir até R$ 1 bilhão para viabilizar o retorno da 99Food ao mercado brasileiro.

Nesta fase inicial, o objetivo da 99 é avaliar o desempenho do aplicativo, bem como a integração entre clientes, restaurantes e entregadores com o serviço. Somente depois disso é que a 99Food deverá ser expandida para outras cidades, embora a companhia não tenha fornecido previsão de data para isso acontecer.

Em nota, a 99 dá a entender que Goiânia foi escolhida para os testes iniciais por razões estratégicas:

Goiânia tem uma parte que é mais densa, com um poder aquisitivo maior. Outro lado da cidade tem um poder positivo menor. Isso faz com que consigamos claramente identificar partes do município, entender bem e replicar depois para vários tipos de cidades.

Luis Gamper, diretor sênior de logística da 99

Segmento de delivery está movimentado no Brasil

O retorno da 99Food se dá em um momento de muitas mudanças no segmento de serviços de entrega no Brasil. Começa pela chegada ao país da gigante chinesa Meituan, que operará por aqui por meio de sua subsidiária Keeta, que já atua em mercados como Hong Kong e Arábia Saudita.

Se Keeta e 99Food serão capazes de quebrar a hegemonia da iFood no Brasil, é cedo para dizer. Mas há potencial para isso: recentemente, o iFood passou a cobrar uma taxa de R$ 0,99 nos pedidos. Nas redes sociais, não são poucas as queixas de usuários sobre essa decisão.

Para se diferenciar, a 99 aposta em uma estratégia de mercado ousada: para os entregadores, a companhia promete remuneração mínima diária de R$ 250 na realização de pelo menos 20 corridas por dia, das quais cinco devem corresponder ao serviço 99Food.

Já para os restaurantes, a companhia promete isenção total de taxas ou comissões pelo período de 24 meses, o que deve permitir que os estabelecimentos lucrem até 30% a mais por pedido, segundo a empresa.

Vale lembrar que a 99Food começou a operar no Brasil no fim de 2019, mas encerrou as operações no país no início de 2023. Neste retorno, o clima é de “viemos para ficar”. Será?

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