Patrocínios na NBA crescem 8% e somam US$ 1,62 bi na temporada

As franquias da NBA registraram US$ 1,62 bilhão em receita de patrocínio na temporada 2024/2025. O valor representa um aumento de 8% em relação à temporada anterior. 

Os dados foram divulgados pela empresa de análise SponsorUnited nesta 5ª feira (05.jun.2025).

O crescimento foi impulsionado principalmente pelos patches de patrocínio nos uniformes dos times. Seis novas parcerias arrecadaram mais de US$ 80 milhões em novos investimentos em 2025. Em comparação com 5 anos antes, quando a receita era de US$ 850 milhões, o valor atual representa um crescimento de 91%.

O volume de acordos aumentou apenas 2,5% desde 2024, mas as parcerias se tornaram maiores e mais estratégicas, segundo o NBA Marketing Partnerships Report 2024-2025 da SponsorUnited.

Bob Lynch, fundador e CEO da SponsorUnited, destacou a importância dos patches (emblemas nos uniformes) para o aumento da receita. A quantidade desses acordos, introduzidos na NBA em 2017, mais que dobrou na temporada passada.

“Foi uma espécie de corrida para fechar esses acordos, que geram muito burburinho e muita receita”, disse Lynch. “Essas parcerias podem representar um quarto de bilhão de dólares de receita incremental gerada apenas por 11 acordos vendidos. Isso mostra a contínua viabilidade e interesse na NBA apenas com esses patches de uniformes.”

Os acordos de patches de uniformes têm duração média de 3 anos. A liga atraiu 450 marcas que estabeleceram patrocínios pela primeira vez nesta temporada. Os setores de construção, bebidas alcoólicas e tecnologia apresentaram maior crescimento.

A NFL (liga de futebol americano) mantém a liderança no mercado de patrocínios esportivos, com quase US$ 2,5 bilhões em receita de patrocínio de equipes. O valor representa um aumento de 6% em relação à temporada anterior.

A inauguração do Intuit Dome, nova arena do Los Angeles Clippers, em 2024, contribuiu para o aumento da receita de patrocínio. “Sempre que essas ligas têm um grande estádio que abre ou um time de expansão, isso adiciona muita receita à liga”, afirmou Lynch. “Entre os patches de uniformes e o estádio dos Clippers, foi como o equivalente a trazer três novos times para a liga que geraram receita”, complementou.

Rakuten e JPMorgan Chase são as marcas que mais investem na NBA. O Chase patrocina a arena do Golden State Warriors. A Rakuten tem seu patch no uniforme da franquia.

Direitos de transmissão deram impulso

O crescimento nos patrocínios ocorre após o acordo de direitos de mídia da NBA no valor de US$ 77 bilhões. O contrato começa na próxima temporada. Os jogos serão transmitidos nas plataformas da Disney como ESPN, na NBC e no Peacock, além do Prime Video da Amazon.

Os jogadores da NBA também se destacam no cenário de patrocínios. “O que estamos vendo é que os jogadores estão quase se tornando equipes em si mesmos no número de acordos de patrocínio que possuem”, disse Lynch.

Jared McCain, do Philadelphia 76ers, estabeleceu um recorde na história da NBA ao assinar 30 contratos de patrocínio em uma única temporada.

Steph Curry, do Golden State Warriors, assinou com a Under Armour em 2013 um contrato de aproximadamente US$ 4 milhões por ano. Em 2023, Curry renovou o acordo e recebeu 8,8 milhões de ações da Under Armour, avaliadas em US$ 75 milhões na época.

O Golden State Warriors está entre os times que se aproximam de US$ 200 milhões anuais em acordos de patrocínio. “Isso criou um ecossistema maior para as marcas entrarem no espaço da NBA, como que experimentando o terreno”, explicou Lynch sobre como os contratos com jogadores têm servido de porta de entrada para marcas.

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