Conheça o maior avião do mundo, 3x maior que o Cristo Redentor, e que quase ninguém pode usar

Vista frontal do protótipo da aeronave três vezes maior que o Cristo Redentor

Vista frontal que impressiona pela largura e altura da fuselagem – Foto: Radia/Reprodução/ND

Com 108 metros de comprimento, o WindRunner chama atenção antes mesmo de voar. A aeronave será exibida neste mês no Paris Air Show e já é considerada o maior avião do mundo em volume.

A aeronave, que é três vezes maior que o Cristo Redentor, será usada de maneira extremamente restrita, voltada a transporte de cargas específicas e missões especiais.

Uma aeronave maior que o Cristo Redentor

Com 108 metros de comprimento, o WindRunner supera  o lendário Antonov An-225 Mriya, de 84 metros. O compartimento de carga da nova aeronave chega a 7.700 m³, mais de três vezes a capacidade do Airbus BelugaXL.

Quando visto do alto, o avião parece uma pista de decolagem inteira - Radia/Reprodução/ND

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Quando visto do alto, o avião parece uma pista de decolagem inteira – Radia/Reprodução/ND

Protótipo chama atenção pelo tamanho e pelas proporções inéditas - Radia/Reprodução/ND

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Protótipo chama atenção pelo tamanho e pelas proporções inéditas – Radia/Reprodução/ND

A aeronave será utilizada em missões especiais - Radia/Reprodução/ND

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A aeronave será utilizada em missões especiais – Radia/Reprodução/ND

Essas são as comparações da aeronave com o Antonov An e com um Boeing 747-400 - Radia/Reprodução/ND

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Essas são as comparações da aeronave com o Antonov An e com um Boeing 747-400 – Radia/Reprodução/ND

Detalhes da estrutura impressionam até especialistas da aviação - Radia/Reprodução/ND

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Detalhes da estrutura impressionam até especialistas da aviação – Radia/Reprodução/ND

Uso restrito e longe da aviação comercial

A aeronave foi projetada originalmente para transportar pás de turbinas eólicas em regiões remotas, mas já é cogitado para missões militares e operações de resposta a desastres. Isso significa que dificilmente será usado por passageiros comuns ou empresas tradicionais de logística.

Apesar de ser um projeto da empresa norte-americana Radia, o WindRunner tem participação global. A brasileira Akaer ficou responsável pela cabine pressurizada e a integração dos sistemas. Outras partes estão sendo desenvolvidas por empresas da Espanha, EUA e Reino Unido.

Capacidade de operar em pistas não pavimentadas

Uma das inovações está na sua capacidade de operar sem pistas preparadas. Ele consegue pousar e decolar em superfícies de terra compactada com no mínimo 1.800 metros de extensão, facilitando o acesso a regiões isoladas e ampliando seu uso para fins militares e emergenciais.

Detalhes das turbinas do maior avião do mundo

Um monstro aéreo preparado para pousar em terrenos difíceis – Foto: Radia/Reprodução/ND

Ainda não está pronto para voar

Embora a expectativa seja grande, o modelo não será uma versão funcional completa. O que se espera é uma amostra do projeto com detalhes visuais, mas ainda sem os quatro motores definidos, embora a empresa já busque fornecedores para essa etapa.

Mesmo com números impressionantes, de moro geral, a aeronave não será usada pelo público. Seu tamanho chama a atenção, mas sua missão será bem mais técnica do que turística.

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