Opera revela navegador com agente de IA que acessa a web e faz compras

Resumo
  • A Opera lançou o navegador Opera Neon, projetado para operar com um agente de inteligência artificial que realiza tarefas na web.
  • O navegador realiza tarefas de navegação localmente, como reservas e compras, enquanto funções criativas dependem da nuvem.
  • O Opera Neon é um produto pago, com cadastro em lista de espera, e sem preços ou limites divulgados até o momento.

E não é que a norueguesa Opera está chegando ao seu quarto navegador? A empresa anuncia hoje o lançamento do Opera Neon, primeiro browser dela totalmente projetado para inteligência artificial. Ele conta com um agente capaz de interagir com as páginas e realizar tarefas.

Com isso, o Neon se junta ao Opera padrão, Opera GX e Opera Air – sem contar os navegadores em dispositivos móveis. A ideia da companhia é “repensar o papel do browser na futura geração da web com agentes de IA”. Os consumidores entrar na lista de espera a partir desta quarta-feira (28).

Como funciona o Opera Neon?

A Opera deu demonstrações de que leva os agentes de IA a sério durante um evento realizado em Portugal, em abril, com a presença do Tecnoblog. Na ocasião, mostraram o sistema que permitiria ao navegador fazer uma encomenda na internet sem depender da interferência humana.

Agora, o projeto ganha forma com o anúncio do Opera Neon. Ele é centrado em três pilares: Chat, Do e Make. Os nomes em inglês sugerem que o usuário deverá conversar com o browser e explicar quais tarefas precisam ser executadas, para que o agente de IA assuma o comando.

O diretor sênior de produtos de IA, Henrik Lexow, explicou ao Tecnoblog que as tarefas de navegação na web serão feitas localmente, como reservar uma viagem, comprar produtos ou buscar informações. O funcionamento, portanto, será independente da computação em nuvem, um requisito de quem deseja mais privacidade e autonomia.

Por outro lado, as atividades que envolvem “fazer” algo novo, como criar um jogo ou trecho de código, vão depender da nuvem. “Nós usamos uma máquina virtual hospedada em nossos servidores na Europa”, nos explica a Opera.

Quanto custa?

Os interessados em usar o Opera Neon deverão se cadastrar numa lista de espera. A empresa deixa claro que este é um produto premium dependente de uma assinatura. No entanto, a Opera não revelou o preço para o acesso.

Limites de uso também devem ser apresentados “em breve”, porém sem cravar uma data. Com isso, a Opera se junta ao navegador Arc, que tem passado por maus bocados, mas sempre se posicionou como uma opção para quem quer mais inteligência artificial ao navegar na web.

Não custa lembrar: o Mozilla Firefox ganhou ontem a função de resumir informações de uma página da web, enquanto o Chrome deve ganhar integração com a IA do Gemini ao longo dos próximos meses.

Opera revela navegador com agente de IA que acessa a web e faz compras

Adicionar aos favoritos o Link permanente.