Presidente do INSS garante ressarcimento a vítimas até 31 de dezembro

Ressarcimento INSS

Ressarcimento INSS: presidente diz que será feito até dezembro – Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta terça-feira (27) que todos os aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios serão ressarcidos até 31 de dezembro deste ano.

Apesar de garantir o prazo, ele explicou que ainda estão sendo definidas dentro do governo as formas de devolver esse dinheiro.

Waller também disse que não há planos para reverter descontos feitos por entidades que não estão sendo investigadas.

Ressarcimento INSS: devolução já começou

A devolução dos valores descontados começou na segunda-feira (26). O pagamento é referente ao mês de abril e será feito automaticamente junto com o benefício regular, até o dia 6 de junho, sem que os beneficiários precisem fazer qualquer pedido.

Ressarcimento INSS: presidente garante prazo de devolução às vítimas – Foto: José Cruz/Agência Brasil

Essa restituição acontece porque o INSS suspendeu todos os descontos de mensalidades associativas nos benefícios. Como a folha de pagamentos de abril já estava fechada, os descontos apareceram nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio.

No total, serão devolvidos R$ 292 milhões aos beneficiários que tiveram valores descontados indevidamente.

Veja lista de agências dos Correios que atenderão as vítimas

A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS poderão ir a uma das 4.730 agências dos Correios espalhadas pelo Brasil para conferir se tiveram algum desconto de associação feito sem autorização nos seus benefícios.

O atendimento presencial é pensado principalmente para quem tem dificuldade em usar a internet. Já quem consegue acessar o digital pode consultar a situação sem sair de casa, pelo aplicativo Meu INSS, pelo site do INSS ou pela Central 135.

Ressarcimento INSS via app – Foto: Divulgação/ INSS

O INSS alerta: quem já fez a consulta online não precisa ir até uma agência dos Correios.

Como encontrar a agência mais próxima?

A lista completa das agências dos Correios que participam da ação está disponível no site dos Correios e também pode ser consultada pela Central 135.

E quem mora longe de uma agência?

O governo federal e os Correios estão organizando ações itinerantes para levar o atendimento a locais mais afastados.

Como será o atendimento nas agências dos Correios?

Nas agências dos Correios, os segurados poderão:

  • Consultar se houve desconto não autorizado;
  • Contestar descontos indevidos;
  • Confirmar a autorização de algum desconto;
  • Consultar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis);
  • Analisar documentos apresentados pela associação;
  • Imprimir o protocolo com orientações.

Todo o atendimento será gratuito, feito por equipes treinadas. Aposentados e pensionistas terão prioridade nas agências com sistema de senhas ou guichês exclusivos.

Ressarcimento INSS: Correios atenderão vítimas – Foto: Correios/Divulgação/ND

O atendimento será realizado em um sistema seguro, separado da base de dados do INSS, garantindo a privacidade das informações.

O que levar para ser atendido?

Basta apresentar um documento de identificação oficial. Não é necessário levar extrato bancário, contracheque ou comprovante de inscrição.

Se o beneficiário não puder ir até uma agência dos Correios, um representante legal pode fazer a consulta, com uma procuração autenticada. Nesse caso, não será possível alterar dados, apenas consultar.

Tem prazo para buscar o atendimento?

Não. O atendimento nas agências dos Correios será contínuo, sem data limite para pedir ressarcimento. O INSS orienta: não é preciso correr para ser atendido logo no início.

Até agora, mais de 2,1 milhões de pessoas já solicitaram ressarcimento INSS pelos canais digitais.

*Com informações de R7.

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