Firefox 139 começa a liberar IA para resumir links antes de clicar

Resumo
  • Mozilla liberou o Firefox 139 com recurso experimental Link Previews para prévia de links com resumo gerado por IA local.

  • O recurso funciona localmente no navegador, garantindo privacidade ao não enviar dados para servidores externos.

  • Firefox permite integração opcional de chatbots de IA na barra lateral para diversas interações rápidas com texto.

A Mozilla liberou a versão 139 do navegador Firefox, que traz um recurso experimental para visualizar uma prévia de um link, incluindo um resumo do conteúdo gerado por inteligência artificial.

A ferramenta se chama Link Previews. Antes de chegar ao canal estável do browser, ela foi disponibilizada nos canais beta e nightly, ainda na versão 138.

Ao posicionar o cursor do mouse sobre um link e pressionar os botões Shift e Alt/Option, o navegador mostra uma caixa suspensa contendo o título e uma miniatura da página, além de uma lista de informações principais gerada por IA.

A Mozilla explica que o modelo responsável por resumir o conteúdo roda no próprio navegador, sem necessidade de computação em nuvem. Assim, os dados compartilhados com a ferramenta não são enviados a outras máquinas, nem armazenados em servidores, garantindo mais privacidade.

Como se trata de uma funcionalidade ainda em fase experimental, os Link Previews precisam ser ativados pelo usuário no menu Firefox Labs, dentro das configurações do navegador.

A Mozilla adverte que o teste pode não estar disponível em todas as regiões e que a IA funciona melhor com páginas em inglês.

Firefox oferece integração com ChatGPT e Gemini

Entusiastas da inteligência artificial encontram no Firefox uma ferramenta interessante, lançada há alguns meses: o navegador permite integrar chatbots de IA à barra lateral, para acesso rápido.

Enquanto concorrentes como Microsoft Edge e Opera oferecem seus próprios serviços, a Mozilla deixa o usuário escolher seu robô preferido. Entre as opções, estão ChatGPT, Google Gemini, Claude e outras.

Além disso, ao selecionar um texto e clicar com o botão direito do mouse, o browser oferece algumas ações rápidas, como resumir, explicar e revisar.

E para quem não gosta de IA, uma boa notícia: o recurso é opcional e pode ser desativado.

Mozilla desativou serviços e vai focar em IA

A Mozilla foi notícia na semana passada ao tomar a decisão de encerrar dois de seus serviços: o Pocket, usado para salvar links, e o Fakespot, capaz de identificar avaliações falsas de produtos em lojas virtuais.

Na ocasião, a organização justificou a medida como uma forma de concentrar recursos no desenvolvimento do Firefox, incluindo funcionalidades de IA. Os Link Previews, portanto, devem ser só o começo.

Com informações da Mozilla e do Neowin

Firefox 139 começa a liberar IA para resumir links antes de clicar

Adicionar aos favoritos o Link permanente.