Crianças protagonizam ações de educação ambiental em Belém

No bairro do Maracangalha, em Belém, um terreno baldio que antes acumulava lixo e mato deu lugar à Praça Uirapuru, um espaço bonito, seguro e cheio de vida. A transformação aconteceu graças à mobilização da comunidade e da Emei Canto do Uirapuru, escola referência em práticas sustentáveis. Agora, as ações de cuidado com o meio ambiente continuam com o projeto ‘EcoAção: Cuidar do Meio Ambiente é Cuidar da Gente’, que uniu professores, pais, alunos e moradores em um novo mutirão de limpeza e conscientização.

A ação não era apenas para recolher lixo e varrer folhas, mas tem como principal objetivo plantar valores. Chapéu, avental e cartazes confeccionados pelas crianças foram espalhados pela comunidade com mensagens que incentivam o cuidado com os espaços públicos, a reciclagem e a preservação da natureza.”Essa praça foi fruto de uma luta de quase três anos, junto à comunidade, para eliminar o lixão que existia aqui. Hoje, ela representa uma conquista coletiva e nosso compromisso é continuar cuidando dela”, explicou Silvia Nádia Machado, diretora da escola.Silvia Machado destaca que o trabalho é contínuo e faz parte de um processo maior de educação ambiental. A escola conta com energia solar, biodigestor para aproveitamento de lixo orgânico, pomar com frutas regionais, horta de ervas medicinais e ações de reaproveitamento de resíduos. Além disso, está em articulação com cooperativas para implantação da coleta seletiva no entorno. “Nós queremos que as crianças cresçam conscientes. Por isso, cada atividade tem um propósito educativo e afetivo. Cuidar da praça é cuidar de si, da escola, do bairro, do planeta”, completou.Conteúdos relacionados:UTI Materna da Santa Casa é reconhecida por alto desempenhoPará lança selo em memória da resistência à Ditadura MilitarDe olho na COP 30: Veja como se capacitar para incrementar seu negócioSustentabilidade começa na infânciaA pequena Ísis Vitória Lima Garcia, de apenas 3 anos, já compreende a importância do que está fazendo. “A gente fez cartaz pra dizer pra população não sujar a praça. Achei legal porque a gente tá ensinando as pessoas”, disse.

A participação ativa das famílias foi outro ponto forte da ação. Para Antônio Carlos Figueira do Maia, militar e pai do aluno Aquiles, de 4 anos, ensinar sobre meio ambiente desde cedo é essencial.”Esses projetos são fundamentais porque as crianças já crescem sabendo cuidar do lugar onde vivem. É uma responsabilidade que elas vão carregar pra vida”, afirmou Antônio Carlos.Moradores do entorno também aprovaram a iniciativa. A doméstica Raimunda Maria Chaves da Silva destacou que a escola tem contribuído não só para o aprendizado ambiental das crianças, mas também para o desenvolvimento pessoal. “A minha neta era tímida e agora fala sobre essas coisas com segurança. A escola tá fazendo um ótimo trabalho”.Segurança e cidadania lado a lado  A ação teve ainda o apoio da Guarda Municipal de Belém, por meio da Ronda Escolar Preventiva. O objetivo é garantir a segurança nas ações educativas e aproximar a comunidade das forças de proteção.

“Nosso trabalho é garantir que essas crianças possam exercer a cidadania com segurança. Ver elas envolvidas em ações de cuidado com o meio ambiente é motivo de orgulho”, afirmou o guarda municipal Fábio Miranda, do motopatrulhamento escolar.Quer receber mais notícias do Pará e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!Educação que transforma  A Praça Uirapuru, inaugurada em 2024, é hoje símbolo da força da educação pública aliada à mobilização popular. O projeto EcoAção prova que ensinar vai muito além da sala de aula: é plantar consciência, regar com exemplo e colher um futuro mais sustentável.Belém já começa a sentir os frutos dessa mudança. E se depender das pequenas grandes mãos do Maracangalha, a cidade terá muitas árvores, praças limpas, e uma geração de crianças conscientes e orgulhosas de cuidar do lugar onde vivem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.