Volkswagen Tera é lançado no Brasil; confira preços e versões

A Volkswagen decidiu que estava na hora de dar um empurrãozinho na sua linha de SUVs e trouxe ao Brasil o Tera 2026, um utilitário esportivo que chega para ocupar o espaço entre o Polo e o Nivus, mas com a confiança de quem acha que tem motor para encarar qualquer esquina e disposição para rodar até em ladeiras que desafiam a gravidade. Fabricado em Taubaté, o Tera chega com cara de quem quer brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian, mas também topa um cafezinho com quem passar na frente.

Pontos Principais:

  • Quatro versões disponíveis, de MPI a High Outfit The Town.
  • Motorizações 1.0 aspirado e 1.0 turbo com câmbio manual e automático.
  • Itens de série como faróis full-LED, central VW Play e painel digital.
  • Opcionais como pacote ADAS e assistente virtual Otto.

Ao olhar o Tera pela primeira vez, é fácil perceber que ele carrega no visual a identidade dos irmãos maiores, mas com uma simplicidade que dispensa exageros. O capô alto e os faróis full-LED dispensam as desculpas para quem gosta de andar à noite, e a traseira larga mostra que o modelo não quer ficar para trás em nada. A ideia aqui é simples: oferecer um SUV compacto, mas sem medo de mostrar que tem coragem de acelerar.

O Volkswagen Tera 2026 surge com quatro versões, motor 1.0 aspirado ou turbo e preços competitivos, buscando consolidar seu espaço no mercado brasileiro.
O Volkswagen Tera 2026 surge com quatro versões, motor 1.0 aspirado ou turbo e preços competitivos, buscando consolidar seu espaço no mercado brasileiro.

No porta-malas, os 350 litros são mais do que suficientes para o mercado, a mudança de casa ou a viagem de férias, dependendo do quanto você gosta de levar bagagem desnecessária. E se você acha que o Tera vai parar por aí, está enganado: ele chega com versões para todos os gostos, desde o aspirado mais simples até o turbo que empurra o carro como quem esqueceu o feijão no fogo.

Design e dimensões

A produção nacional em Taubaté e o design inspirado no Tiguan reforçam a aposta da Volkswagen em conquistar consumidores com estilo e tecnologia.
A produção nacional em Taubaté e o design inspirado no Tiguan reforçam a aposta da Volkswagen em conquistar consumidores com estilo e tecnologia.

No tamanho, o Tera 2026 traz 4,15 metros de comprimento e 1,78 metro de largura, então pode entrar até em vaga de shopping apertada – só precisa ter paciência com o retrovisor, que faz o carro passar dos 1,99 metro de largura se o motorista esquecer de fechá-los. A altura muda conforme a versão: são 1,47 metro no MPI e 1,50 metro nos demais, o que não faz diferença na hora de passar debaixo do viaduto, mas pode ajudar a impressionar o vizinho.

Na traseira, o jogo de luzes click-clack faz lembrar que a Volkswagen anda economizando nas faixas iluminadas, mas ainda assim conseguiu um resultado que chama atenção. As rodas variam entre 15 e 17 polegadas, para quem quer escolher o calçado ideal do carro, e o acabamento preto brilhante no The Town dá aquele toque de quem gosta de um visual diferente sem abrir mão de praticidade.

Dentro do carro, o painel mostra que a Volkswagen não esqueceu de quem gosta de tecnologia. A central multimídia VW Play de 10” e o quadro de instrumentos digital fazem companhia ao motorista que não larga o celular nem para conferir o trânsito. Os bancos podem ter revestimento de vinil, e há até luz ambiente para quem gosta de dar um toque especial nas viagens noturnas.

Motorização e desempenho

Pacotes opcionais como o ADAS, com assistente de faixa e ponto-cego, ampliam as opções de segurança e tecnologia para o condutor.
Pacotes opcionais como o ADAS, com assistente de faixa e ponto-cego, ampliam as opções de segurança e tecnologia para o condutor.

Para quem quer economizar, o motor 1.0 aspirado do Tera MPI com 84 cavalos de potência e câmbio manual de cinco marchas é suficiente para encarar o trânsito sem gastar tudo no posto. Com ele, o carro vai de 0 a 100 km/h em cerca de 14 segundos, tempo suficiente para ouvir o refrão da música antes de sair do sinal.

Se o motorista gosta de sentir mais força, as versões turbinadas trazem o motor 1.0 TSI com até 116 cavalos e torque de 16,8 kgfm, empurrando o Tera de 0 a 100 km/h em 10 segundos – praticamente um piscar de olhos para quem está acostumado a acordar cedo e correr para o trabalho. As versões Comfort e High têm câmbio automático de seis marchas, que aceita as trocas de forma suave, mas ainda assim deixa o motorista brincar de trocar marchas com as aletas no volante.

A velocidade máxima chega aos 184 km/h no High, o que prova que o Tera não é só para passeio em shopping. E mesmo que o motorista não queira ver esses números no velocímetro, ele vai notar que o desempenho do carro é suficiente para encarar a estrada com confiança – ou, no mínimo, para não ser motivo de piada no grupo de amigos.

Versões e equipamentos

O Tera chega com quatro versões principais para agradar todo mundo. A MPI, que começa nos R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades, vem com o básico bem resolvido, sem farol de neblina, mas com faróis full-LED para não deixar dúvida à noite. O Tera TSI MT adiciona rodas maiores e detalhes que fazem diferença para quem gosta de dar um toque de estilo.

O Comfort tem câmbio automático e start-stop para quem não quer ficar ligando o carro o tempo todo no sinal vermelho. Já o High traz tudo que o motorista precisa para se sentir no comando: rodas de 17 polegadas, carregador por indução e até câmera de ré para não bater no muro da garagem – porque ninguém quer trocar de SUV toda semana.

  • VW Tera MPI – R$ 99.990 (primeiras 999 unidades)
  • VW Tera TSI MT – R$ 116.990
  • VW Tera Comfort TSI AT – R$ 126.990
  • VW Tera High TSI AT – R$ 139.990
  • VW Tera High Outfit The Town – R$ 142.990

Mercado e considerações finais

Os equipamentos de série incluem painel digital e central VW Play, enquanto a versão High traz ainda o assistente Otto, inédito na linha.
Os equipamentos de série incluem painel digital e central VW Play, enquanto a versão High traz ainda o assistente Otto, inédito na linha.

No mercado, o Volkswagen Tera 2026 chega para mostrar que SUV compacto também pode ter motor e personalidade. Ele se coloca como opção para quem quer algo além do hatch, mas sem precisar abrir mão de conforto e tecnologia. A aposta da Volkswagen é oferecer versões que vão do básico ao topo de linha, sempre com a mesma base mecânica confiável.

O assistente virtual Otto chega como opcional para as versões intermediárias e de série na High, oferecendo companhia para o motorista que não gosta de viajar sozinho – mas ainda não faz o café nem troca o pneu. E o pacote Outfit The Town, com rodas escurecidas e teto preto, mostra que até um SUV pequeno pode ter um visual que faz virar pescoços na rua.

O Tera chega para atender quem gosta de dirigir, quem precisa de espaço e até quem só quer um carro para as viagens do final de semana. Ele mostra que, às vezes, o tamanho do SUV não é o mais importante – desde que o carro tenha disposição para encarar qualquer desafio.

Fonte: UOL e Vwnews.

O post Volkswagen Tera é lançado no Brasil; confira preços e versões apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.