‘Sou+Bauru’: Empresas mantêm creches gratuitas e fortalecem laços com a comunidade


Iniciativas sociais garantem educação infantil de qualidade para mais de 130 crianças e mostram que o desenvolvimento empresarial pode andar junto com o compromisso social. Empresas de Bauru ganham destaque nacional com ações sociais e compromisso com a cidade
Duas empresas de Bauru (SP) mostram que crescer economicamente pode caminhar lado a lado com o compromisso social na cidade ao manterem centros de educação infantil que atendem gratuitamente crianças do município.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
As iniciativas são tema de uma reportagem especial do projeto da TV TEM “Sou+Bauru”, desenvolvido com o objetivo de reforçar o orgulho de ser bauruense e destacar os aspectos positivos da maior cidade do centro-oeste paulista.
Escola dentro da fábrica
No Centro de Educação Infantil Santo Antônio (Ceisa), a alegria de ser criança se mistura com o carinho e a dedicação de quem cuida e educa. São 81 crianças, entre um ano e 11 meses e seis anos, em uma rotina voltada ao desenvolvimento e ao acolhimento.
“As crianças chegam pela manhã, às sete e meia. Participam da roda do amor, que é uma roda de harmonização. Depois tomam o café da manhã, fazem as atividades pedagógicas, almoçam, descansam um pouquinho, acordam, comem frutas, e continuam nas atividades pedagógicas. Elas ficam até às quatro e meia. Alguns filhos de funcionários ficam até às seis”, explica Camila Cremonesi Camargo, coordenadora de serviço social da Plasútil.
A escola que fica dentro do terreno da fábrica tem 15% das vagas ocupadas por filhos de funcionários. O restante atende famílias da comunidade de forma gratuita.
Centro de Educação Infantil Santo Antônio (Ceisa) em Bauru atende crianças da cidade de forma gratuita
TV TEM/Reprodução
“Os pais que trabalham aqui ficam mais tranquilos, sabendo que as crianças estão sendo bem cuidadas. Se acontece alguma coisa, a gente entra em contato, e eles conseguem vir rapidamente. Isso é muito vantajoso para eles”, completa Camila.
Edson Donizetti Bignami, diretor comercial da Plasútil, explica que a iniciativa começou há cerca de 20 anos com o objetivo de apoiar os colaboradores, mas logo a ideia foi além.
“Percebemos que a necessidade ia além dos funcionários, havia uma comunidade carente precisando de atendimento. Foi aí que o projeto nasceu e, desde então, vem evoluindo, sempre com muita satisfação para nós, por poder ajudar a comunidade”, conta.
Centro de Educação Infantil Santo Antônio (Ceisa) é vinculado à Plasútil de Bauru (SP)
TV TEM/Reprodução
“A empresa não pode ser só produção, só resultado financeiro. Ela precisa contribuir com algo a mais, especialmente pra cidade”, completa.
Parceria que atravessa gerações
Na Vila Seabra, outra creche transformou a história de muitas famílias. São 50 crianças atendidas de forma gratuita em período integral, com alimentação, atividades e acolhimento.
A parceria do Centro Educativo Movidos para o Bem com uma empresa financeira, que mantém quase 100% do local, ultrapassa duas décadas.
“A filha do dono veio fazer um estágio de psicologia aqui. Mostramos pra ela que não tínhamos mais recursos para manter o projeto. Ela levou essa situação pra empresa, com apoio do pai, e a parceria começou”, conta Milissa Moreno, coordenadora da creche.
MIlissa atua no Centro Educativo Movidos para o Bem em Bauru (SP), mantido pela Paschoalotto
TV TEM/Reprodução
A instituição tem um convênio com a prefeitura, mas o apoio financeiro da empresa é essencial para a sobrevivência da unidade.
“Além disso, temos uma equipe de voluntários que ajuda com atividades para as crianças, manutenção do prédio e parte administrativa. Todos os diretores são da empresa e atuam sem remuneração”, explica Milissa.
A creche tem brinquedoteca, refeitório, salas de aula e parquinho. Sete funcionários acompanham as crianças em tempo integral.
“A responsabilidade social é muito forte dentro da empresa. A gente acredita que o impacto dos nossos serviços precisa olhar pra sociedade, pra comunidade onde estamos.”, explica Rosana Camargo, gerente de responsabilidade social da Paschoalotto.
“A educação é o nosso jeito de fortalecer o vínculo com a cidade. Acreditamos na inclusão e no impacto positivo que podemos causar onde estamos inseridos”, completa a gerente.
Empresas mantêm creches gratuitas e fortalecem laços com a comunidade em Bauru
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.