Paraíba tem 7 açudes sangrando, mas 48 podem secar totalmente a qualquer momento

As chuvas intensas registradas na Paraíba nas última semanas deu um bom aporte de água para alguns dos 136 açudes monitorados regularmente pela Aesa-PB (Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba). Entretanto, até o momento apenas sete desses reservatórios atingiram seu limite total e sangraram.

  • Após chuvas, maior açude que abastece Grande João Pessoa ultrapassa 92% da capacidade total
  • Paraíba tem 7 açudes sangrando, mas 48 podem secar totalmente a qualquer momento

Em contrapartida 15 estão com o volume entre 10% e 20% da sua capacidade e 33 estão em situação crítica com menos de 10% da sua capacidade total de armazenamento. A maioria dos açudes em situação crítica estão localizados na mesorregião da Borborema. Já os reservatórios que ultrapassaram seu limite total estão na região da Mata e também na Borborema.

O maior açude da Paraíba é o Açude Coremas-Mãe d’Água, também conhecido como Açude Estevam Marinho. É um dos maiores do Brasil, com capacidade para cerca de 1,3 bilhão de metros cúbicos de água. No momento, ele está com 42% da sua capacidade total.

Açudes

Um açude é uma estrutura artificial que serve para acumular água, geralmente em regiões com períodos de seca. É uma barragem que pode ser construída com terra, alvenaria, concreto ou outros materiais, para reter água da chuva ou de cursos de água.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.