Noboa toma posse para o 2º mandato como presidente do Equador

Daniel Noboa, 37 anos, assumiu oficialmente seu 2º mandato como chefe de Estado do Equador neste sábado (24.mai.2025). Ele recebeu a faixa presidencial das mãos de Niels Olsen, presidente da Assembleia Nacional Equatoriana, e prometeu combater as organizações criminosas do país.

Noboa declarou que buscará atrair investimentos privados para impulsionar a economia equatoriana. Disse também que implementará reformas alinhadas com o acordo firmado com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

O presidente equatoriano inicia agora um mandato presidencial completo de 4 anos. O 1º  começou em 15 de outubro de 2023 e durou apenas 1 ano e meio. Ele venceu as eleições antecipadas contra Luisa González.

O pleito foi convocado depois que o então presidente Guillermo Lasso decretou a “morte cruzada”, mecanismo constitucional que determinou a renovação dos Poderes Executivo e Legislativo no Equador.

Lasso estava perto de sofrer um processo de impeachment à época e decidiu não concorrer nas eleições seguintes. Aos 35 anos, quando assumiu pela 1ª vez, Noboa tornou-se o presidente mais jovem da história do Equador.

Durante a cerimônia em Quito, o presidente reafirmou sua intenção de continuar enfrentando as gangues que têm comprometido a segurança nacional. O Equador é um país que sofre na área da segurança pública.

O próprio processo eleitoral que levou Noboa ao poder em 2023 foi marcado por violência. O candidato Fernando Villavicencio, que disputava contra Noboa, foi morto a tiros no momento em que saía de um comício rumo a seu carro. Fazia campanha contra a corrupção e gangues. Foi baleado 3 vezes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.