Nova IA de vídeos do Google consegue criar gameplay convincente de Fortnite

O Google lançou uma nova ferramenta de geração de vídeos com IA, e ela claramente está familiarizada com a jogabilidade de Fortnite. A ferramenta avançada de IA gerou algumas imagens muito convincentes de Fortnite em resposta a um simples comando, produzindo um clipe quase indistinguível do real.

O Veo 3, o mais recente modelo de geração de vídeos do Google DeepMind, foi lançado nesta semana e já está criando imagens preocupantemente realistas com sua capacidade adicional de gerar áudio realista. A ferramenta de IA também demonstra um flagrante desrespeito à propriedade intelectual.

O usuário do X, Matt Schumer, postou um clipe curto gerado pelo Veo 3 que mostra um streamer vencendo uma partida de Fortnite. Embora pareça um pouco estranho ter a câmera facial do streamer sobreposta a uma imagem de um monitor de computador, em vez de imagens diretas da jogabilidade, o clipe é indistinguível da jogabilidade real de Fortnite.

Mais tarde, Schumer compartilhou que o prompt do clipe não mencionava Fortnite e tinha apenas nove palavras: “Streamer conseguindo uma vitória royale apenas com sua picareta”. Embora um prompt direto para gerar imagens de Fortnite fosse bloqueado pelos filtros de conteúdo do Veo, Schumer descobriu que termos-chave como “Vitória Royale” e “picareta” eram suficientes para a ferramenta entender que ele estava falando de Fortnite. Schumer também mostrou que a ferramenta de IA gera imagens puras de gameplay sem uma sobreposição de streamer.

A capacidade do Veo 3 de gerar imagens tão convincentes de Fortnite mostra que a ferramenta provavelmente foi treinada com bastante conteúdo protegido por direitos autorais e levanta questões interessantes sobre como a lei de direitos autorais lidará com a IA generativa.

Resta saber se a Epic — ou qualquer outra empresa cujos IPs podem ser copiados pela IA com tanta facilidade — tomará alguma atitude em relação a isso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.