Corinthians vota impeachment de Augusto Melo depois de indiciamento

O presidente do Corinthians, Augusto Melo, enfrentará um processo de impeachment na 2ª feira (26.mai.2025), quando o Conselho Deliberativo do clube decidirá sobre seu possível afastamento. A votação será realizada 3 dias depois de Melo e outros envolvidos terem sido indiciados pela Polícia na 5ª feira (23.mai.2025) por crimes relacionados ao caso VaideBet.

Os 300 integrantes do Conselho Deliberativo do Corinthians, divididos entre 200 conselheiros trienais e 100 vitalícios, têm direito a voto na sessão.

Segundo informações do GE, em deliberações importantes como esta, cerca de 250 conselheiros costumam comparecer. Na votação de admissibilidade deste mesmo processo, 240 conselheiros participaram, com resultado de 126 votos “sim” contra 114 votos contrários.

O processo que será votado teve início ainda em 2024, a partir da assinatura de um grupo de conselheiros. Atualmente, o presidente do Corinthians enfrenta outros 3 processos de impeachment abertos dentro do clube.

Se a maioria simples dos presentes votar pelo afastamento, Augusto Melo deixará imediatamente o cargo, embora a decisão ainda precise ser confirmada posteriormente pelos associados do clube. Nesse cenário, o primeiro vice-presidente Osmar Stábile assumiria temporariamente a presidência.

Caso os conselheiros decidam pelo impeachment, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Jr., terá 5 dias para convocar a assembleia geral dos associados, que dará a palavra final sobre o afastamento definitivo de Melo.

Se os associados confirmarem a destituição, o Conselho Deliberativo elegerá o novo presidente do Corinthians. De acordo com o estatuto do clube, quem assumir a partir de junho, com menos de 18 meses para o término da gestão atual, poderá concorrer a um mandato completo para o triênio 2027-2029.

Por outro lado, se a maioria dos conselheiros votar “não” ao impeachment na 2ª feira, o processo será arquivado e Augusto Melo permanecerá no cargo até o fim de seu mandato, previsto para dezembro de 2026.

O indiciamento de Melo pela Polícia na 5ª feira (23.mai.2025) inclui acusações de furto qualificado pelo abuso de confiança, associação criminosa e lavagem de dinheiro, todos relacionados ao caso VaideBet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.