Bebê reborn: ChatGPT recria adultos como bonecos em nova trend

Bebê Reborn Tecnoblog criado com prompt de ChatGPT(imagem: Bruno Andrade/Tecnoblog)
Bebê Reborn Tecnoblog criado com prompt de ChatGPT (imagem: Bruno Andrade/Tecnoblog)
Resumo
  • Uma nova trend usa IA para transformar rostos adultos em imagens de “bebês reborn” com modelos de geração de imagem.
  • O ChatGPT se destaca na criação dessas imagens por meio de prompts, enquanto Grok e Gemini apresentam mais limitações.
  • O movimento surge após virais de imagens estilo estúdio Ghibli e da moda de criar bonecos colecionáveis personalizados.

Uma nova trend vem ganhando força nas redes sociais brasileiras: imagens de “bebês reborn” geradas por inteligência artificial. Após o viral das ilustrações no estilo do estúdio Ghibli e da moda de criar versões próprias de bonecos colecionáveis, a tendência agora é transformar adultos nos famosos bonecos que representam recém-nascidos hiper-realistas.

As imagens são compartilhadas principalmente por usuários do Instagram, TikTok e X/Twitter, seguindo o estilo dessas outras modas recentes envolvendo IA generativa.

Como essas imagens são criadas?

O processo envolve duas tecnologias principais: o reconhecimento de imagem e a geração de imagem orientada por texto, os chamados modelos text-to-image e image-to-image. Na prática, funciona assim: o modelo de inteligência artificial analisa a imagem enviada pelo usuário e cruza essas informações com o comando de texto fornecido, o prompt.

É o prompt que define o objetivo da transformação. A IA então interpreta tanto a imagem quanto o pedido e gera um novo retrato, preservando a identidade visual da pessoa, mas inserindo-a em um novo corpo e contexto.

Como criar uma versão “Bebê Reborn” com o ChatGPT?

A imagem pode ser feita usando qualquer modelo de IA que aceite fotos como referência, mas os melhores resultados, para o propósito da trend, estão no ChatGPT. Nos nossos testes, modelos do Grok e do Gemini tiveram mais dificuldade em reinterpretar a imagem original.

Portanto, acesse o ChatGPT e selecione a imagem que você deseja transformar. Fotos com o rosto bem visível, nítido e com boa iluminação tendem a produzir melhores resultados, pois facilitam o reconhecimento facial pela IA.

Com a foto selecionada, é necessário um bom prompt para que o ChatGPT consiga entender o que você precisa. Para chegar aos resultados que você viu acima, o Tecnoblog utilizou prompts solicitando que o rosto ou traços do rosto da pessoa na foto fossem mantidos, como em:

“Crie uma versão boneco bebê reborn da pessoa nessa imagem. É importante que os traços do rosto na foto original sejam mantidas o mais fielmente possível, adaptando-as para o corpo de um bebê, incluindo roupas e proporções infantis.”

Sendo uma ferramenta interativa, o ChatGPT funciona bem com o refinamento do prompt no decorrer da conversa. Se o primeiro resultado não agradar, peça para gerar novamente com mudanças ou sugira alterações pontuais na imagem gerada.

Por exemplo, caso envie uma foto em um ambiente movimentado, solicite que as pessoas ao fundo sejam removidas.

Duas versões de uma foto com "bebê reborn" gerada por IA .
Imagens de bebê reborn, geradas no ChatGPT, baseadas na mesma foto. À direita, com sugestão de remover pessoas ao fundo (imagem: Felipe Freitas/Tecnoblog)

Na imagem acima, o prompt utilizado foi:

“Faça uma versão bebê reborn dessa imagem, mantendo o rosto original do homem na foto. Remova as pessoas do fundo. A versão bebê reborn deve manter o rosto original, adaptando os detalhes do corpo e roupa para deixar o corpo como o de um bebê. É necessário que o rosto original seja implementado no corpo bebê reborn gerado na imagem”

Mesmo com uma versão satisfatória, é possível sugerir mais ideias, como pedir para remover algum traço do rosto (barba ou bigode, por exemplo), alterar a cor do cabelo, mudar roupas ou adicionar outros elementos à imagem.

Trend de IA repercute durante polêmicas na realidade

A atual trend de IA surge num momento em que bonecas reborn físicas já são temas de debate. Elas têm ganhado visibilidade nas redes sociais, como TikTok e Instagram, após a repercussão de vídeos nos quais adultos são supostamente vistos tratando os objetos como crianças de verdade. Não se sabe ao certo quantas dessas situações são reais ou encenações feitas para outros propósitos.

A controvérsia tomou tanta proporção que, neste mês, projetos de lei foram apresentados na Câmara dos Deputados para aplicar multas a quem tentar usar bonecas reborn para obter benefícios ou prioridades destinados a bebês de colo. Contudo, a supervalorização do tema no Congresso também tem sido criticada.

Bebê reborn: ChatGPT recria adultos como bonecos em nova trend

Adicionar aos favoritos o Link permanente.