Anatel apreende mais uma ERB Fake usada para golpes via SMS em São Paulo

A Anatel apreendeu nessa quinta-feira (22) uma ERB (estação rádio base) Fake, equipamento usado para aplicar golpes de SMS, na cidade de São Paulo. A ERB Fake permite que criminosos sequestrem a faixa de rede 2G e a utilizem para o envio de disparos em massa de SMS com links maliciosos. Esse é o quinto caso do tipo na Grande São Paulo em menos de um ano.

A ERB Fake foi localizada em um prédio próximo à estação de metrô do bairro Paraíso, região central da capital paulista. A ação foi realizada pela Anatel com apoio da Polícia Civil de São Paulo. O imóvel onde o equipamento foi encontrado estava vazio.

Como funciona uma ERB Fake?

As ERBs Fakes usam a rede 2G de telecoms, o que dificulta que a operadora identifique os autores dos disparos de golpes via SMS. Por conta do curto alcance, esses equipamentos são mais eficientes em locais com maior movimentação de pessoas — ou quando instaladas em carros, como já aconteceu em outros casos.

Laptop com teclado iluminado em vermelho sobre mesa redonda preta, com carregador conectado. Tela mostra interface de software com gráficos e tabelas. Ambiente interno, próximo a janela de vidro com vista para edifício e rua movimentada ao fundo, em dia nublado (imagem: divulgação)
ERB Fake encontrada em apartamento usava notebook para controlar o disparo em massa de SMS (imagem: divulgação)

Ao instalar a ERB Fake próximo a uma estação de metrô, o fluxo constante de pessoas entregava diversos alvos aos criminosos.

A antena falsa foi descoberta após denúncias de uma operadora de telefonia móvel, cuja identidade não foi revelada pela Anatel. Essa operadora relatou que seu sinal sofria interferências e perda de qualidade na região, um indicativo do uso de ERB Fake.

One UI 7 tem medida para combater golpes com ERB Fake

Configurações de redes móveis em um smartphone, mostrando opções para ativar dados em roaming, permitir serviço 2G nas operadoras Claro e TIM (ambos desativados), seleção de banda preferida 5G para Claro e TIM, além de opções para pontos de acesso e configurações de rede. O horário na tela é 19:13, com status de sinal e bateria no topo. Fundo da tela é preto com texto branco e azul
Tela para desativar rede 2G na One UI 7 (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

A One UI 7, nova interface da Samsung baseada no Android 15, possui a opção de desligar a conexão 2G. Você pode desativar a rede 2G na seção de Redes Móveis. Para acessar esse menu, você deve clicar em Configurações e depois, na tela que abrir, em Conexões.

Em seguida, basta procurar pelo menu Redes Móveis. Na nova tela, você verá a opção de desativar o serviço 2G da sua operadora. Caso você use mais de um chip, será possível desativar a rede 2G de todas as operadoras.

Com informações de Teletime e Mobile Time

Anatel apreende mais uma ERB Fake usada para golpes via SMS em São Paulo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.