Que horas cai o Pé-de-Meia e outras dúvidas sobre pagamento

O programa Pé-de-Meia é um auxílio financeiro voltado para estudantes de diversas categorias e níveis, buscando incentivar a permanência escolar.

No entanto, muitos participantes têm dúvidas sobre que horas cai o Pé-de-Meia, já que o horário exato do depósito pode variar.

O valor é depositado em poupanças sociais digitais gerenciadas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

Neste conteúdo, você confere mais detalhes sobre o Pé-de-Meia, quando ocorrem os pagamentos e entende melhor o funcionamento deste benefício do governo. Continue a leitura!

O que é o Pé-de-Meia?

O Pé-de-Meia é um programa do governo federal que provê incentivos financeiros para estudantes do ensino médio de redes públicas, assim como estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e alunos de graduações de cursos de licenciaturas.

Há alguns incentivos diferentes, pagos conforme o tipo de beneficiário e sua categoria, seguindo o calendário de pagamento do Pé-de-Meia.

O objetivo deste programa é incentivar a permanência nas escolas e universidades, reduzindo a evasão escolar no Brasil, em diversos níveis de escolaridade.

Quais os requisitos para receber o pagamento do Pé-de-Meia?

Os requisitos para receber o pagamento do Pé-de-Meia são:

  1. Alunos do ensino médio e EJA da rede pública:
    • Ter entre 14 e 24 anos (ensino médio) ou ter entre 19 e 24 anos (EJA) e estar matriculados na rede pública de ensino
    • Fazer parte de uma família inscrita no CadÚnico
    • Renda per capita de até meio salário mínimo
    • Estar com o CPF regular
    • Ter frequência mínima escolar mensal de 80%.
  1. Alunos de cursos de graduação de licenciatura:
    • Nota igual ou superior a 650 pontos no Enem
    • Ingresso em curso de licenciatura via Sisu, ProUni ou Fies Social.

Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Entre no canal da meutudo no WhatsApp e fique sempre atualizado sobre as novidades!

Que horas cai o Pé-de-Meia?

O pagamento do Pé-de-Meia costuma ser liberado no período da manhã, que é quando a Caixa Econômica Federal, responsável pelos depósitos do programa, disponibiliza o valor.

Para estudantes que utilizam o aplicativo Caixa Tem, o dinheiro pode ser movimentado assim que for creditado.​

O que fazer se o pagamento do Pé-de-Meia atrasar?

Se seu pagamento do Pé-de-Meia está atrasado, confira se está dentro de todos os critérios de participação no programa, como a frequência escolar mínima, a idade máxima e a renda familiar.

Caso tudo esteja em conformidade, o próximo passo é conferir no aplicativo Caixa Tem (ensino médio regular ou EJA), no aplicativo do Banco do Brasil (licenciaturas) ou no aplicativo Jornada do Estudante sobre a situação do pagamento.

Confira: Qual é o número do Banco do Brasil e canais de atendimento?

Se o problema persistir, o aluno pode entrar em contato com a secretaria da instituição de ensino para obter ajuda com informações sobre o cronograma de pagamentos​.

O Pé-de-Meia pode ser bloqueado?

Sim, o benefício pode ser bloqueado caso o estudante não atenda aos critérios exigidos pelo programa, como não manter a frequência escolar mínima de 80% ou apresentar irregularidades no cadastro familiar.

Leia também: Pé-de-Meia com divergência na documentação? Como arrumar? 

Em caso de bloqueio, o aluno deve procurar regularizar sua situação o mais rápido possível, informando-se junto à escola ou ao banco sobre como desbloquear o benefício. 

O Pé-de-Meia paga os atrasados do mês não recebido?

Não, o programa Pé-de-Meia não realiza pagamentos retroativos. Sendo assim, se o aluno não recebeu a parcela por não cumprir os requisitos no mês anterior, ele perde aquele pagamento. 

Apenas os meses em que os critérios foram atendidos são pagos, e não há como recuperar parcelas não recebidas​.

Com isso, agora você já sabe que horas cai o Pé-de-Meia e como funciona o pagamento do programa.

Para continuar informado sobre esse e outros programas sociais, se inscreva aqui no formulário e receba no seu e-mail as principais informações sobre o tema!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.