Padre Sandro Santos fala sobre a angústia do trauma e formas de aprender a lidar com a dor: “transformar a cura”

O padre Sandro Santos, em mais um vídeo da série “Resiliência da Fé”, fala sobre a angústia do trauma e como é possível aprender a lidar com ele. Nesta quarta-feira (21), o religioso explica que “é impossível curar de verdade o trauma. Isso depende do que você entende por cura. O trauma é um acontecimento que ocorreu e não pode ser apagado. No entanto, podemos aprender a lidar com ele”.

No vídeo compartilhado nas redes sociais do ClickPB, o padre Sandro Santos destaca que “com o tempo podemos transformar essa dor em força. O que machuca profundamente é fugir dessa dor, quantas pessoas estão tentando fugir da sua dor, ignorar sua presença”.

O religioso ressalta ainda que a tentativa de fuga é um mecanismo que pode gerar outros problemas. “É o que gera os sintomas, as tristezas que você tenta ocultar, esconder. Ela retorna na forma bem clara, de ansiedade, insônia, em forma de medo. Você não precisa eliminar o trauma. Você precisa lembrá-lo para poder exatamente entender, sentir, reelaborar e processar”, aponta.
De acordo com o padre Sandro Santos, “quanto mais você entende a origem dessa dor, mais apto você se torna a cuidar dela e de si mesmo. Fugir da dor é muito mais complicado. A dor quando é enfrentada com bravura, se torna força, aprendizado, proteção, se torna transformação. Isso é cura”.

Encarar o trauma e confrontar a dor, de acordo com o padre Sandro Santos, “não se trata de esquecer, é sobretudo transformar a cura. Começa quando você decide parar de fugir”.

O padre Sandro Santos comanda uma nova série no ClickPB para auxiliar no combate aos transtornos de ansiedade, depressão e pensamentos negativos. A série “Resiliência da Fé” traz mensagens do padre Sandro Santos diretamente para os fiéis que se encontram em momentos fragilizados.

Acompanhe os vídeos diários da série “Resiliência da Fé” com o padre Sandro Santos no site ClickPB, em nosso canal do Youtube e nas nossas redes sociais. Inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.